Artigo Anais IV CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

SER IDOSO NA VISÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: RELATO SOBRE UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENFERMAGEM, IDOSOS, ESTRATÉGIA, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM Pôster (PO) Processo de Cuidar em Enfermagem e a Saúde da Pessoa Idosa
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Publicado em 24 de setembro de 2015

Resumo

O envelhecimento é entendido como alterações fisiológicas ocorridas ao longo do tempo no organismo multicelular. Essas alterações acontecem nas moléculas e nas células que acabam alterando o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral. São causas que se dividem em períodos, levando em consideração á genética, o estilo de vida e o ambiente. A cada ano, se torna crescente o número de idosos no Brasil, isso ocorre devido a um conjunto de fatores, como diminuição da fecundidade, maior acesso a vacinação, ampliação da cobertura de saneamento básico, melhores condições de trabalho, que associados proporcionaram isso Assim, as famílias devem estar preparadas para acompanhar as mudanças que ocorrem, e possuírem a concepção que o idoso, não é um ser incapacitado, mas um ser em transição, para uma nova fase da vida, que como qualquer outra, possui restrições e avanços. Contudo, a prolação da vida não necessariamente veio acompanhada de uma atenção integral à pessoa idosa, permitindo que, apesar das possíveis limitações físicas, psíquicas e sociais presentes na velhice, os idosos possam redescobrir possibilidades de viver com qualidade. Se objetiva assim discutir o envelhecimento, e as mudanças que o envolvem, através de dinâmicas que viabilizem conhecer a concepção do ser idoso pelos acadêmicos, socializando as diversas visões do ser idoso apresentados por eles. O estudo foi do tipo exploratório, de caráter descritivo transversal, com abordagem qualitativa. A população foram os alunos do 7º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Leão Sampaio do período da manhã, servindo como amostra os 27 alunos matriculados na disciplina de Saúde do Idoso que compareceram ao primeiro dia de aula, foram divididos 5 grupos de até 6 participantes. Partindo do pressuposto de Paulo Freire (1996) é necessário que a educação tenha por base, não a transferência do conhecimento, mas a de criar a possibilidade para a produção ou construção desse saber, através da experiência própria do formando, surge uma nova percepção do conhecimento. As apresentações dos painéis foram realizadas espontaneamente. Os alunos expuseram suas idéias sobre o ser idoso, não se limitando as alterações físicas ocasionadas, mas também as de caráter social, mental e até mesmo financeira. Foi percebido através desta atividade que a visão do idoso fragilizado e dependente está dando lugar a uma nova visão de ser idoso baseado no envelhecimento saudável, que permite a independência e a manutenção da capacidade funcional. Os acadêmicos por já manterem um contato maior com as transformações sofridas no envelhecimento, compreendem o idoso de uma melhor forma, sendo capazes de promover discussões relevantes nessa temática, como o homossexualismo, o alcoolismo e o processo de morte e morrer.

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