O consumo é algo necessário, independente da faixa etária. Ocorre que, no sistema capitalista, as pessoas se tornaram consumistas. Se considerarmos o aumento da população com idade igual ou superior a sessenta anos, no Brasil, fica perceptível a relevância dos idosos para a economia. Na contemporaneidade, os idosos têm sido detentores de renda e responsáveis pelo sustento familiar, se revelando consumidores em potencial. Diante disso, este estudo teve por objetivo descrever e analisar o consumo de mulheres idosas, para tanto, utilizou-se entrevista semiestrutura realizada com idosas frequentadoras de uma Oficina de Artesanato de um Programa de Terceira Idade. Os resultados evidenciaram que as idosas eram independentes financeiramente, tomavam decisão sobre a aquisição de produtos, tinham como maior gasto as despesas com bens alimentícios e com serviços públicos como água e luz. Com relação à forma de pagamento, as idosas faziam opção pelo pagamento à vista e não tinham hábito de utilizar cartão de crédito. Ao final pode-se concluir que as idosas eram consumidoras conscientes e que adotavam práticas contrárias ao incentivo do sistema capitalista e da sociedade de consumo.