O presente estudo teve por objetivo analisar os efeitos de um treino com exergames, antes e após protocolo de intervenção, comparando os resultados obtidos do desempenho cognitivo (atenção e memória). Foram utilizados nesta pesquisa 18 idosos ativos do sexo feminino, residentes do município de João Pessoa (PB). Estes foram divididos em dois grupos: o Grupo de Intervenção com os Exergames, (GEX) e o Grupo Controle (GE). Com o intuito de realizar a triagem dos idosos, seguindo os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos para o estudo, foram realizados inicialmente: 1) Questionário sociodemográfico; 2) Mini-Exame do estado Mental (MEEM) com fins de rastreio do estado cognitivo; 3) Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage; 4) Questionário de atividades funcionais de Pfeffer (FAQ) – Escala publicada por Pfeffer et al., em 1982. Para o desempenho cognitivo Geral foi utilizado o teste de Avaliação Cognitiva Montreal (Moca). Para o desempenho cognitivo específico, foi avaliada a atenção e a memória de trabalho com os subtestes Span de Dígitos e Prova de Sequência de Letras e Números, subtestes da WAIS III. Foi utilizada também a subescala de Memória de Prosa da Escala de Avaliação da Memória (Memory Assessment Scales - MAS). O Protocolo de Treinamento Neuropsicomotor com Exergames (PTNE) foi aplicado no turno da tarde com uma frequência de 3 vezes por semana e duração de 1 hora, totalizando 30 encontros de intervenção. Estruturado da seguinte maneira: 1) Realização de alongamento em grupo, com duração de 10 minutos utilizando o jogo de alongamento do Just Dance 2 do Nintendo Wii®; 2) Aplicação do protocolo de intervenção com os jogos do Wii-Fit, Wii Sports, X- Box Adventures e Sports, Your Shape Fitness Envolved 2012, realizado individualmente ou em pequenos grupos, dependendo do jogo, objetivando o treino do equilíbrio corporal, a força de membros inferiores e marcha, associados à atenção e memória, com duração de 40 minutos; 3) Finalização da atividade com o jogo Dance Central 1 e 2 do X-BOX 360 Kinect® e do Nitendo Wii® em grupo, com duração de 10 minutos. O GE foi composto por idosas que não participaram da intervenção neuropsicomotora sendo apenas avaliadas e reavaliadas, obedecendo-se o mesmo período de três meses do grupo de intervenção. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostra-nos que, comparando os grupos participantes da pesquisa (intervenção e controle), observa-se um incremento significativo, tanto nos aspectos da cognição geral do grupo de intervenção (p=0,007), quanto na memória de curto e longo prazo (p=0,001 e p= 0,038, respectivamente) no grupo de intervenção, na comparação entre os grupos. Diante dos resultados preliminares desta pesquisa, conclui-se que os exergames funcionam como uma nova estratégia em saúde com fins de proporcionar melhora e/ou manutenção cognitiva e funcional no idoso, promovendo um envelhecimento saudável e contribuindo para a satisfação com a prática de exercício físico.