INTRODUÇÃO: A Organização Mundial de Saúde (OMS), na década de 90, passou a utilizar um novo conceito para o envelhecimento o “envelhecimento ativo”. As políticas públicas visam promover hábitos mais saudáveis e seguros em todas as etapas da vida. E em relação ao acolhimento da pessoa idosa na Atenção Básica faz-se necessário que as equipes de saúde compreendam as especificidades dessa população. A Sistematização da Assistência de Enfermagem como um paradigma da assistência ao idoso pautado em legislações específicas e em um processo que faz parte da Gestão do cuidado, fundamental as práticas de acolhimento, humanização e, acima de tudo, resolutividade dos problemas de saúde do idoso. O objetivo desse artigo é relatar a experiência de vivência do período de estágio de Saúde do Idoso, e com o relato buscar a reflexão da importância da enfermagem na assistência ao Idoso na unidade básica de saúde da família e no ambiente hospitalar. METODOLOGIA: O presente artigo teve como percurso metodológico inicial o período de estágios de Saúde do Idoso do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde tivemos vivências em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e no Hospital Universitário (HU). Os alunos foram subdivididos em grupos de três, e cada subgrupo teve a oportunidade de realizar a consulta de enfermagem ao idoso tanto na UBSF como também no HU. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O cuidado humanizado por parte dos enfermeiro deve ir além de habilidades técnicas, que são também indispensáveis para o cuidado, mas deve colocar o ser que é cuidado como centro do processo do cuidado. Os objetivos traçados no nosso plano de curso de Saúde do Idoso foram alcançados. Tivemos o contato direto com os pacientes e pudemos visualizar de perto tudo que antes era apenas visto na teoria. Pudemos desfrutar de uma prática onde o nosso grupo, que foi, tanto dentro do hospital como na unidade básica realizarmos educação em saúde, onde abordamos os temas como: Infecção hospitalar, Saúde Bucal, Tabagismo, Mobilidade no Leito. A Educação em Saúde mostrasse como uma prática de grande importância nos espaços de saúde, onde o profissional utiliza de rodas de conversa para trazer conhecimento e esclarecimentos para comunidade em geral. As práticas devem envolver: prevenção, recuperação e reabilitação promovendo maior autonomia e independência, com orientação e educação tanto do idoso quanto de sua família. CONCLUSÕES: A Assistência à Saúde do idoso se demonstra como parte de um sistema configurado por inúmeras fragilidades. Onde a demanda de atendimentos se torna cada vez maior e ao mesmo tempo mais carente de recursos. A enfermagem na atenção básica e no ambiente hospitalar torna-se peça fundamental e deve trabalhar sempre na intenção de melhorar cada vez mais o atendimento. Devemos estar dispostos a prestar uma Sistematização da Assistência de Enfermagem como um paradigma da assistência ao idoso pautado em legislações específicas e em um processo que faz parte da gestão do cuidado, fundamental as práticas de acolhimento, humanização e, acima de tudo, resolutividade dos problemas de saúde do idoso.