Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESPAÇO GEOGRÁFICO, LUGAR Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11562
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 666
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva analisar as atividades que vem sendo desenvolvidas no âmbito do Subprojeto de Geografia, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPB, na Escola Estadual São Sebastião, situada na zona Norte da cidade de Campina Grande, especificamente no Bairro do Alto Branco, que tem como objetivos a construção de leitores críticos de mapas a partir das aulas de Geografia, a partir do desenvolvimento do projeto de intervenção e/ou colaboração intitulado “Alfabetização Cartográfica: construção das noções de espaço mediante o espaço vivido - construindo leitores críticos”, vêm sendo desenvolvido ao longo do ano letivo de 2015, trabalhando com duas categorias geográficas: Espaço Geográfico e Lugar, objetivando destacar a influência que estas categorias exercem sobre o ensino da cartografia, voltada a representação do espaço, obtendo como resultado a construção do Caderno de Campo Cartográfico, onde os alunos vem sendo os seus principais autores, a partir das suas percepções cotidianas de representação destes espaços.  O projeto vem despertando o interesse do alunado, pois ao longo do período foi registrada maior freqüência nas aulas de Geografia, assim como o diálogo entre a turma que no inicio não era tão viável. A dinamização das aulas mostra-se essencial, observando maior integração dos alunos no cotidiano escolar e a participação no projeto onde o trabalho com diferentes metodologias é de relevantes importâncias para a alfabetização cartográfica. O projeto vem sendo desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio, especificamente 1º ano B dando continuidade ao projeto cartográfico desenvolvido em 2014 na respectiva Escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESPAÇO GEOGRÁFICO, LUGAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID666_30062015084533.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA FREITAS"
    "autor_email" => "wanessas2mm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11562
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 666
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva analisar as atividades que vem sendo desenvolvidas no âmbito do Subprojeto de Geografia, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPB, na Escola Estadual São Sebastião, situada na zona Norte da cidade de Campina Grande, especificamente no Bairro do Alto Branco, que tem como objetivos a construção de leitores críticos de mapas a partir das aulas de Geografia, a partir do desenvolvimento do projeto de intervenção e/ou colaboração intitulado “Alfabetização Cartográfica: construção das noções de espaço mediante o espaço vivido - construindo leitores críticos”, vêm sendo desenvolvido ao longo do ano letivo de 2015, trabalhando com duas categorias geográficas: Espaço Geográfico e Lugar, objetivando destacar a influência que estas categorias exercem sobre o ensino da cartografia, voltada a representação do espaço, obtendo como resultado a construção do Caderno de Campo Cartográfico, onde os alunos vem sendo os seus principais autores, a partir das suas percepções cotidianas de representação destes espaços.  O projeto vem despertando o interesse do alunado, pois ao longo do período foi registrada maior freqüência nas aulas de Geografia, assim como o diálogo entre a turma que no inicio não era tão viável. A dinamização das aulas mostra-se essencial, observando maior integração dos alunos no cotidiano escolar e a participação no projeto onde o trabalho com diferentes metodologias é de relevantes importâncias para a alfabetização cartográfica. O projeto vem sendo desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio, especificamente 1º ano B dando continuidade ao projeto cartográfico desenvolvido em 2014 na respectiva Escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESPAÇO GEOGRÁFICO, LUGAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID666_30062015084533.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA FREITAS"
    "autor_email" => "wanessas2mm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar as atividades que vem sendo desenvolvidas no âmbito do Subprojeto de Geografia, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPB, na Escola Estadual São Sebastião, situada na zona Norte da cidade de Campina Grande, especificamente no Bairro do Alto Branco, que tem como objetivos a construção de leitores críticos de mapas a partir das aulas de Geografia, a partir do desenvolvimento do projeto de intervenção e/ou colaboração intitulado “Alfabetização Cartográfica: construção das noções de espaço mediante o espaço vivido - construindo leitores críticos”, vêm sendo desenvolvido ao longo do ano letivo de 2015, trabalhando com duas categorias geográficas: Espaço Geográfico e Lugar, objetivando destacar a influência que estas categorias exercem sobre o ensino da cartografia, voltada a representação do espaço, obtendo como resultado a construção do Caderno de Campo Cartográfico, onde os alunos vem sendo os seus principais autores, a partir das suas percepções cotidianas de representação destes espaços. O projeto vem despertando o interesse do alunado, pois ao longo do período foi registrada maior freqüência nas aulas de Geografia, assim como o diálogo entre a turma que no inicio não era tão viável. A dinamização das aulas mostra-se essencial, observando maior integração dos alunos no cotidiano escolar e a participação no projeto onde o trabalho com diferentes metodologias é de relevantes importâncias para a alfabetização cartográfica. O projeto vem sendo desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio, especificamente 1º ano B dando continuidade ao projeto cartográfico desenvolvido em 2014 na respectiva Escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.