Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LITERATURA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DISCUSSÕES ACERCA DA HQ PARA LETRAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108701
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 967
    "inscrito_id" => 778
    "titulo" => "LITERATURA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DISCUSSÕES ACERCA DA HQ PARA LETRAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"
    "resumo" => "A literatura é uma poderosa ferramenta de humanização, conforme os postulados de Antonio Candido (1998), por esta função primordial, precisa ser utilizada pelos educadores como meio de inclusão dos alunos com deficiência intelectual no processo de ensino-aprendizagem da língua materna. Tendo em vista que a linguagem é o mecanismo basilar para comunicação, o letramento literário apresenta-se como um desafio que deve ser transposto na educação básica. O objetivo central deste trabalho foi discutir quais as ferramentas são adequadas para o processo de letramento literário de alunos com deficiência intelectual no contexto do ensino de língua portuguesa através da adaptação de obras literárias em histórias em quadrinhos, especialmente na faixa etária prevista para o ensino fundamental de acordo com as principais diretrizes normativas educacionais do Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, como referencial metodológico, recorremos a uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo; além disso, nos respaldamos principalmente nos preceitos teóricos acerca das perspectivas de letramento e letramento literário assentadas respectivamente em Soares (1998) e Rojo (2009) e Cosson (2012); no conceito de Leitura Fácil (Easy Read), criado na Suécia, em 1968. Alguns dos principais resultados encontrado na pesquisa apontam que as ferramentas de adaptação de obras literárias não apenas facilitam a inclusão da diversidade presente na sala de aula, mas mitigam os prejuízos cognitivos acarretados pela deficiência intelectual, contribuem para a implementação de estratégias que podem funcionar como facilitadoras dos processos de leitura e compreensão das obras literárias, o que deságua no aprimoramento pedagógico para abarcar os processos de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID778_TB967_12052024224218.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA GONZAGA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "Carla Gonzaga"
    "autor_email" => "carlaramos1945@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108701
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 967
    "inscrito_id" => 778
    "titulo" => "LITERATURA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DISCUSSÕES ACERCA DA HQ PARA LETRAMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL"
    "resumo" => "A literatura é uma poderosa ferramenta de humanização, conforme os postulados de Antonio Candido (1998), por esta função primordial, precisa ser utilizada pelos educadores como meio de inclusão dos alunos com deficiência intelectual no processo de ensino-aprendizagem da língua materna. Tendo em vista que a linguagem é o mecanismo basilar para comunicação, o letramento literário apresenta-se como um desafio que deve ser transposto na educação básica. O objetivo central deste trabalho foi discutir quais as ferramentas são adequadas para o processo de letramento literário de alunos com deficiência intelectual no contexto do ensino de língua portuguesa através da adaptação de obras literárias em histórias em quadrinhos, especialmente na faixa etária prevista para o ensino fundamental de acordo com as principais diretrizes normativas educacionais do Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, como referencial metodológico, recorremos a uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo; além disso, nos respaldamos principalmente nos preceitos teóricos acerca das perspectivas de letramento e letramento literário assentadas respectivamente em Soares (1998) e Rojo (2009) e Cosson (2012); no conceito de Leitura Fácil (Easy Read), criado na Suécia, em 1968. Alguns dos principais resultados encontrado na pesquisa apontam que as ferramentas de adaptação de obras literárias não apenas facilitam a inclusão da diversidade presente na sala de aula, mas mitigam os prejuízos cognitivos acarretados pela deficiência intelectual, contribuem para a implementação de estratégias que podem funcionar como facilitadoras dos processos de leitura e compreensão das obras literárias, o que deságua no aprimoramento pedagógico para abarcar os processos de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID778_TB967_12052024224218.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA GONZAGA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "Carla Gonzaga"
    "autor_email" => "carlaramos1945@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A literatura é uma poderosa ferramenta de humanização, conforme os postulados de Antonio Candido (1998), por esta função primordial, precisa ser utilizada pelos educadores como meio de inclusão dos alunos com deficiência intelectual no processo de ensino-aprendizagem da língua materna. Tendo em vista que a linguagem é o mecanismo basilar para comunicação, o letramento literário apresenta-se como um desafio que deve ser transposto na educação básica. O objetivo central deste trabalho foi discutir quais as ferramentas são adequadas para o processo de letramento literário de alunos com deficiência intelectual no contexto do ensino de língua portuguesa através da adaptação de obras literárias em histórias em quadrinhos, especialmente na faixa etária prevista para o ensino fundamental de acordo com as principais diretrizes normativas educacionais do Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, como referencial metodológico, recorremos a uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo; além disso, nos respaldamos principalmente nos preceitos teóricos acerca das perspectivas de letramento e letramento literário assentadas respectivamente em Soares (1998) e Rojo (2009) e Cosson (2012); no conceito de Leitura Fácil (Easy Read), criado na Suécia, em 1968. Alguns dos principais resultados encontrado na pesquisa apontam que as ferramentas de adaptação de obras literárias não apenas facilitam a inclusão da diversidade presente na sala de aula, mas mitigam os prejuízos cognitivos acarretados pela deficiência intelectual, contribuem para a implementação de estratégias que podem funcionar como facilitadoras dos processos de leitura e compreensão das obras literárias, o que deságua no aprimoramento pedagógico para abarcar os processos de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.