Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

“SER ACADÊMICO – NOVATOS”: RELATO SOBRE CURSO DE EXTENSÃO COM SURDOS NA PANDEMIA DE COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108656
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 912
    "inscrito_id" => 3441
    "titulo" => "“SER ACADÊMICO – NOVATOS”: RELATO SOBRE CURSO DE EXTENSÃO COM SURDOS NA PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "A pandemia de covid-19 representou mundialmente um momento de desafio à criação de estratégias para que a humanidade conseguisse dar prosseguimento às suas atividades. No cenário do nível superior da educação, tal período se tornou especialmente difícil para alunos surdos recém admitidos em cursos de graduação. Neste trabalho, temos por objetivo realizar o relato de experiência de um curso de extensão realizado em 2021, ano de maior mortalidade no na pandemia, voltado justamente para discentes surdos recém ingressos no Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa (CLLP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Intitulado “Ser Acadêmico – Novatos” (SANov), o curso teve como objetivo acolher, em Libras, os calouros surdos em suas primeiras experiências acadêmicas de forma remota. Nele, foram apresentados diversos temas atinentes à vida acadêmica, como a rotina no campus, setores e respectivos contatos de atendimento ao alunado, Projeto Pedagógico do Curso, docentes da graduação entre outros. Além disso, o curso teve o gênero discursivo “Seminário” como tema de estudado, pois esse tipo de texto se configura como um dos mais requisitados no nível de ensino em questão. Realizamos o relato a partir de dois pontos de vista: o da ministrante e o de dois dos cursistas, que hoje estudam o sétimo período da graduação. Dos nossos pontos de vista atuais, percebemos como foi importante o referido curso para dirimir as inúmeras dúvidas dos extensionistas sobre a vida universitária. Além disso, o curso contribuiu para que os estudantes conseguissem desenvolver, ainda que em nível introdutório, habilidades de estudo acadêmico em português escrito e em Libras, bem como de manejo de ferramentas para elaboração de seminários."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3441_TB912_09062024173731.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIAN FELIPE ARAÚJO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "RIAN"
    "autor_email" => "feliperian285@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108656
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 912
    "inscrito_id" => 3441
    "titulo" => "“SER ACADÊMICO – NOVATOS”: RELATO SOBRE CURSO DE EXTENSÃO COM SURDOS NA PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "A pandemia de covid-19 representou mundialmente um momento de desafio à criação de estratégias para que a humanidade conseguisse dar prosseguimento às suas atividades. No cenário do nível superior da educação, tal período se tornou especialmente difícil para alunos surdos recém admitidos em cursos de graduação. Neste trabalho, temos por objetivo realizar o relato de experiência de um curso de extensão realizado em 2021, ano de maior mortalidade no na pandemia, voltado justamente para discentes surdos recém ingressos no Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa (CLLP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Intitulado “Ser Acadêmico – Novatos” (SANov), o curso teve como objetivo acolher, em Libras, os calouros surdos em suas primeiras experiências acadêmicas de forma remota. Nele, foram apresentados diversos temas atinentes à vida acadêmica, como a rotina no campus, setores e respectivos contatos de atendimento ao alunado, Projeto Pedagógico do Curso, docentes da graduação entre outros. Além disso, o curso teve o gênero discursivo “Seminário” como tema de estudado, pois esse tipo de texto se configura como um dos mais requisitados no nível de ensino em questão. Realizamos o relato a partir de dois pontos de vista: o da ministrante e o de dois dos cursistas, que hoje estudam o sétimo período da graduação. Dos nossos pontos de vista atuais, percebemos como foi importante o referido curso para dirimir as inúmeras dúvidas dos extensionistas sobre a vida universitária. Além disso, o curso contribuiu para que os estudantes conseguissem desenvolver, ainda que em nível introdutório, habilidades de estudo acadêmico em português escrito e em Libras, bem como de manejo de ferramentas para elaboração de seminários."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID3441_TB912_09062024173731.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIAN FELIPE ARAÚJO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "RIAN"
    "autor_email" => "feliperian285@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A pandemia de covid-19 representou mundialmente um momento de desafio à criação de estratégias para que a humanidade conseguisse dar prosseguimento às suas atividades. No cenário do nível superior da educação, tal período se tornou especialmente difícil para alunos surdos recém admitidos em cursos de graduação. Neste trabalho, temos por objetivo realizar o relato de experiência de um curso de extensão realizado em 2021, ano de maior mortalidade no na pandemia, voltado justamente para discentes surdos recém ingressos no Curso de Licenciatura em Letras-Libras/Língua Portuguesa (CLLP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Intitulado “Ser Acadêmico – Novatos” (SANov), o curso teve como objetivo acolher, em Libras, os calouros surdos em suas primeiras experiências acadêmicas de forma remota. Nele, foram apresentados diversos temas atinentes à vida acadêmica, como a rotina no campus, setores e respectivos contatos de atendimento ao alunado, Projeto Pedagógico do Curso, docentes da graduação entre outros. Além disso, o curso teve o gênero discursivo “Seminário” como tema de estudado, pois esse tipo de texto se configura como um dos mais requisitados no nível de ensino em questão. Realizamos o relato a partir de dois pontos de vista: o da ministrante e o de dois dos cursistas, que hoje estudam o sétimo período da graduação. Dos nossos pontos de vista atuais, percebemos como foi importante o referido curso para dirimir as inúmeras dúvidas dos extensionistas sobre a vida universitária. Além disso, o curso contribuiu para que os estudantes conseguissem desenvolver, ainda que em nível introdutório, habilidades de estudo acadêmico em português escrito e em Libras, bem como de manejo de ferramentas para elaboração de seminários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.