Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O DIREITO DE SER, SENDO DIFERENTE NA ESCOLA E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este artigo é fruto de estudos e discussões realizadas no grupo de pesquisa NEPEC-Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Contextualizada desde 2015 como pesquisadora dos temas de currículo contextualizado e Educação Infantil. A partir de 2018 os estudos foram ampliados buscando compreender as relações entre inclusão e Contextualização da Educação. Nesse sentido, esse texto promove uma reflexão crítica sobre Educação Inclusiva e suas faces com um currículo contextualizado com o Semiárido, uma vez, que à inclusão é um princípio que agrega e conecta saberes e culturas dos sujeitos a partir das interações sociais, cognitivas e afetivas. Desse modo, passamos a repensar sobre o conceito de Educação Inclusiva, por entendemos que não se trata somente de pessoas com deficiências, mas a experiência pedagógica como professora de AEE nos sinaliza sua amplitude e necessidade de ressignificação dos construtos teóricos e práticos. Essa possibilidade de relação ente inclusão e contextualização é possível desde que a escola se aproxime do cotidiano dos sujeitos ali inseridos mobilizando uma vivência de protagonismo das pessoas com deficiências. Essa perspectiva de alargamento da ideia de inclusão se fundamenta através dos estudos de Mantoan (2015), Souza (2010), Silva (2006).

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