Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CAPITALISMO, EDUCAÇÃO ESCOLAR, INCLUSÃO NO CONTEXTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL PÓS 1990: DE JOMTIEN A SALAMANCA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108553
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 748
    "inscrito_id" => 3077
    "titulo" => "CAPITALISMO, EDUCAÇÃO ESCOLAR, INCLUSÃO NO CONTEXTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL PÓS 1990: DE JOMTIEN A SALAMANCA"
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo geral discutir a política de inclusão escolar no capitalismo contemporâneo. Os objetivos específicos consistiram em: Realizar uma pesquisa bibliográfica com análise documental da Conferência Mundial de Educação para Todos a partir de 1990 e dialogar com os documentos da Conferência Mundial em Educação Especial de 1994. A pesquisa apoiou-se no método ontológico: parte do pressuposto que a objetividade determina o conhecimento, sendo o objeto a centralidade da pesquisa. Do ponto de vista dos objetivos é uma pesquisa exploratória, com procedimentos técnicos bibliográficos. E contou com a contribuição de teóricos como Paulo Netto (2011), Tonet (2016), documentos da Conferência Mundial de Educação para Todos, Jomtien (1990), Conferência Mundial em Educação Especial, Espanha e Unesco (1994), entre outros autores pertinentes da literatura. Os resultados e discussões indicaram que o capitalismo atuou de forma dominante como barreira na inclusão escolar. Nas considerações finais, enfatizou-se o controle do capitalismo na educação nos modelos inclusivistas, pois, os alunos com deficiência, principalmente com Deficiência Visual, além, da integração instrucional, concomitantemente, foram segregados dentro da própria sala de aula comum durante esse período. Por conseguinte, ainda permanece com ínfima visibilidade no paradigma da inclusão atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3077_TB748_01062024212935.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES LEITE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "LOURDES PAIVA"
    "autor_email" => "lourdesleitep@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108553
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 748
    "inscrito_id" => 3077
    "titulo" => "CAPITALISMO, EDUCAÇÃO ESCOLAR, INCLUSÃO NO CONTEXTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL PÓS 1990: DE JOMTIEN A SALAMANCA"
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo geral discutir a política de inclusão escolar no capitalismo contemporâneo. Os objetivos específicos consistiram em: Realizar uma pesquisa bibliográfica com análise documental da Conferência Mundial de Educação para Todos a partir de 1990 e dialogar com os documentos da Conferência Mundial em Educação Especial de 1994. A pesquisa apoiou-se no método ontológico: parte do pressuposto que a objetividade determina o conhecimento, sendo o objeto a centralidade da pesquisa. Do ponto de vista dos objetivos é uma pesquisa exploratória, com procedimentos técnicos bibliográficos. E contou com a contribuição de teóricos como Paulo Netto (2011), Tonet (2016), documentos da Conferência Mundial de Educação para Todos, Jomtien (1990), Conferência Mundial em Educação Especial, Espanha e Unesco (1994), entre outros autores pertinentes da literatura. Os resultados e discussões indicaram que o capitalismo atuou de forma dominante como barreira na inclusão escolar. Nas considerações finais, enfatizou-se o controle do capitalismo na educação nos modelos inclusivistas, pois, os alunos com deficiência, principalmente com Deficiência Visual, além, da integração instrucional, concomitantemente, foram segregados dentro da própria sala de aula comum durante esse período. Por conseguinte, ainda permanece com ínfima visibilidade no paradigma da inclusão atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3077_TB748_01062024212935.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES LEITE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "LOURDES PAIVA"
    "autor_email" => "lourdesleitep@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral discutir a política de inclusão escolar no capitalismo contemporâneo. Os objetivos específicos consistiram em: Realizar uma pesquisa bibliográfica com análise documental da Conferência Mundial de Educação para Todos a partir de 1990 e dialogar com os documentos da Conferência Mundial em Educação Especial de 1994. A pesquisa apoiou-se no método ontológico: parte do pressuposto que a objetividade determina o conhecimento, sendo o objeto a centralidade da pesquisa. Do ponto de vista dos objetivos é uma pesquisa exploratória, com procedimentos técnicos bibliográficos. E contou com a contribuição de teóricos como Paulo Netto (2011), Tonet (2016), documentos da Conferência Mundial de Educação para Todos, Jomtien (1990), Conferência Mundial em Educação Especial, Espanha e Unesco (1994), entre outros autores pertinentes da literatura. Os resultados e discussões indicaram que o capitalismo atuou de forma dominante como barreira na inclusão escolar. Nas considerações finais, enfatizou-se o controle do capitalismo na educação nos modelos inclusivistas, pois, os alunos com deficiência, principalmente com Deficiência Visual, além, da integração instrucional, concomitantemente, foram segregados dentro da própria sala de aula comum durante esse período. Por conseguinte, ainda permanece com ínfima visibilidade no paradigma da inclusão atual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.