Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONCEPÇÕES DE ALUNOS SURDOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL ACERCA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE INGLÊS NA MODALIDADE ESCRITA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O ensino de línguas adicionais para surdos tem sido uma temática cada vez mais presente na agenda da academia, contexto no qual, para além do português, outras línguas entram em jogo, como a língua inglesa, tendo em vista que essa tem sua obrigatoriedade indicada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Todavia, lacunas ainda são presentes e é necessário que mais investigações acerca das praxiologias referentes ao ensino e a aprendizagem de inglês para alunos surdos sejam realizadas. Por acreditar que a opinião dos alunos é essencial quando realizamos reflexões praxiológicas na área da educação, nesse estudo, tenho como objetivo principal analisar a opinião de cinco alunos do ensino médio de um instituto federal bilíngue acerca de suas concepções referentes ao ensino e a aprendizagem da língua inglesa na modalidade escrita. Os dados foram coletados, durante a pandemia da Covid-19, após um semestre letivo no qual os alunos tiveram aulas de inglês online com foco no desenvolvimento da escrita. O estudo é qualitativo (Triviños, 1987) e autores como Johnson (2004), Moraes (2016, 2018), Grosjean (2010, 2013, 2018) e Almeida (2021) ajudam a embasar as discussões. Os dados foram coletados com o suporte de um questionário, no Google Docs, com perguntas semi-estruturadas que versavam sobre significados, motivos, crenças e valores referentes ao ensino e a aprendizagem do inglês na modalidade escrita por alunos surdos. Os resultados demonstram que há interesse por parte dos alunos surdos em aprender inglês e que a modalidade escrita é a ideal a ser ensinada para eles, contexto no qual as metodologia e materiais utilizados são essenciais para que eles se sintam mais engajados em sala de aula.

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