Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O USO DA MANDALA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE: ESTIMULANDO A ATENÇÃO E A CONCENTRAÇÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O projeto “O uso da mandala no Atendimento Educacional Especializado - AEE: estimulando a atenção e a concentração de educando com deficiência” buscou desenvolver as habilidades de atenção e concentração em estudantes com deficiência de uma escola pública estadual de Ensino Fundamental e Médio de Belém/Pará, sobre queixas apresentadas por professores da sala de aula comum com relação as respostas comportamentais desses estudantes. O projeto aconteceu no período de 10/04 a 10/05/2023, em três momentos: I) foi apresentado a cada educando o livro de mandalas, através de conversa informal sobre as mesmas, sem, contudo, lhes conferir significado; II) o educando escolheu no livro qual mandala pintar; III) com conversa informal sobre o ato de pintar, o estudante era instigado a dizer o que sentiu ao realizar a pintura. Buscou-se que durante a pintura, a sala do AEE oferecesse um ambiente acolhedor, com poucas interferências e com uma música suave se fundo. Para tanto, foram usadas mandalas impressas de um livro de arteterapia, da editora Ciranda Cultural. De acordo com a literatura pesquisada, a pintura de mandalas tem o objetivo de estimular a atenção e concentração, bem como possibilitar, através do equilíbrio das emoções, o processo de autoconhecimento. Para nortear esse trabalho servimo-nos de Jung (2002), Vygotsgy (2003;2010), Freire (1979), entendendo que arte traz um enfoque diferenciado para o processo educativo, despertando a criativaidade, e que esse processo criativo “exige” do educando o desenvolvimento da atenção e concentração. O projeto culminou com a exposição das peças pintadas para os pais e professores. Ao avaliar, os professores, disseram perceber mudança no comportamento dos alunos no que se refere às queixas anteriores, além, do fato que estes estavam mais participativos e integrados nas atividades em grupo realizadas na sala de aula comum.

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