Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS BENEFÍCIOS DA APRENDIZAGEM ATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido a fim de buscar compreender os benefícios da aprendizagem ativa no ensino de língua inglesa voltada para alunos com autismo. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos seguintes periódicos: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para a pesquisa foram usadas as seguintes palavras-chaves: “aprendizagem ativa”, “ensino de língua inglesa” e “autismo”. Em um primeiro momento, utilizou-se somente a palavra aprendizagem ativa e foi possível encontrar 4.877 resultados. Nestes estudos foi possível verificar que há benefícios da utilização do método da aprendizagem ativa no processo de aprendizagem de língua inglesa. Posteriormente, buscaram-se nos periódicos citados anteriormente as palavras-chave; “autismo” AND “aprendizagem ativa” AND “ensino de língua inglesa” OR “inglês”, porém não foi possível encontrar estudos que abordassem as três categoriais juntas. Vale ressaltar que as buscas foram realizadas somente em periódicos nacionais. Esse resultado indica a necessidade de estudos brasileiros que investiguem a contribuição dessa estratégia de ensino de língua inglesa para estudantes com autismo, considerando a lacuna científica referente a essa temática. Os resultados dos estudos encontrados indicam a necessidades de estudos nessa área que investiguem o potencial da aprendizagem ativa como uma ferramenta de extrema relevância no processo de aprendizagem de alunos autistas que estudam a língua inglesa, uma vez que o conhecimento metodológico da aprendizagem ativa respeita a individualidade de cada estudante. Fornecer suporte aos professores para o ensino da língua inglesa exige um planejamento metodológico que realmente esteja ligado às vivências práticas desses alunos amparadas por um embasamento teórico. Por isso, a investigação sobre os benefícios de metodologias ativas para estudantes com autismo torna-se indispensável no contexto da educação que realmente pretende ser inclusiva e preocupada com o progresso da aprendizagem de estudantes com autismo.

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