Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O QUE DESVELA AS PESQUISAS DO ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA SOBRE O DUA?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 10 - Educação Matemática inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108225
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 301
    "inscrito_id" => 2450
    "titulo" => "O QUE DESVELA AS PESQUISAS DO ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA SOBRE O DUA?"
    "resumo" => "Este estudo apresenta um panorama da produção científica que versa sobre o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) no locus da educação matemática em interface com a educação inclusiva. O conceito do DUA está fundamentado em três princípios básicos (redes de aprendizagem) – de reconhecimento, estratégias e afetividade – relacionados ao desenvolvimento de um currículo flexível, que expressa remover barreiras ao ensino e à aprendizagem. A pesquisa é qualitativa e utiliza como procedimento inventariante o mapeamento sistemático que se justifica pela possibilidade da identificação de produções cientificas sobre determinado assunto expostas por pesquisadores. Nesta pesquisa, a preocupação central é a caracterização dos estudos e não a realização de análise e inferências de qualidade. O cenário da pesquisa foi constituído pelos trabalhos disponibilizados em edições do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Como resultados, foram sistematizados em um portfólio bibliográfico 12 trabalhos. O portfólio bibliográfico evidencia as contribuições das pesquisas para a área de ensino de matemática, pois apresentam perspectivas e avanços sobre a temática em tela. Contudo, entendemos que a metodologia adotada nesse artigo não é inflexível, pois, permite que outros pesquisadores realizem seus mapeamentos identificando outros processos de categorização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2450_TB301_06062024123315.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE GABRIEL DANTAS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE GABRIEL"
    "autor_email" => "gabrielcz966@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108225
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 301
    "inscrito_id" => 2450
    "titulo" => "O QUE DESVELA AS PESQUISAS DO ENCONTRO NACIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA SOBRE O DUA?"
    "resumo" => "Este estudo apresenta um panorama da produção científica que versa sobre o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) no locus da educação matemática em interface com a educação inclusiva. O conceito do DUA está fundamentado em três princípios básicos (redes de aprendizagem) – de reconhecimento, estratégias e afetividade – relacionados ao desenvolvimento de um currículo flexível, que expressa remover barreiras ao ensino e à aprendizagem. A pesquisa é qualitativa e utiliza como procedimento inventariante o mapeamento sistemático que se justifica pela possibilidade da identificação de produções cientificas sobre determinado assunto expostas por pesquisadores. Nesta pesquisa, a preocupação central é a caracterização dos estudos e não a realização de análise e inferências de qualidade. O cenário da pesquisa foi constituído pelos trabalhos disponibilizados em edições do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Como resultados, foram sistematizados em um portfólio bibliográfico 12 trabalhos. O portfólio bibliográfico evidencia as contribuições das pesquisas para a área de ensino de matemática, pois apresentam perspectivas e avanços sobre a temática em tela. Contudo, entendemos que a metodologia adotada nesse artigo não é inflexível, pois, permite que outros pesquisadores realizem seus mapeamentos identificando outros processos de categorização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2450_TB301_06062024123315.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE GABRIEL DANTAS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE GABRIEL"
    "autor_email" => "gabrielcz966@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este estudo apresenta um panorama da produção científica que versa sobre o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) no locus da educação matemática em interface com a educação inclusiva. O conceito do DUA está fundamentado em três princípios básicos (redes de aprendizagem) – de reconhecimento, estratégias e afetividade – relacionados ao desenvolvimento de um currículo flexível, que expressa remover barreiras ao ensino e à aprendizagem. A pesquisa é qualitativa e utiliza como procedimento inventariante o mapeamento sistemático que se justifica pela possibilidade da identificação de produções cientificas sobre determinado assunto expostas por pesquisadores. Nesta pesquisa, a preocupação central é a caracterização dos estudos e não a realização de análise e inferências de qualidade. O cenário da pesquisa foi constituído pelos trabalhos disponibilizados em edições do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva. Como resultados, foram sistematizados em um portfólio bibliográfico 12 trabalhos. O portfólio bibliográfico evidencia as contribuições das pesquisas para a área de ensino de matemática, pois apresentam perspectivas e avanços sobre a temática em tela. Contudo, entendemos que a metodologia adotada nesse artigo não é inflexível, pois, permite que outros pesquisadores realizem seus mapeamentos identificando outros processos de categorização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.