Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Introdução: As dificuldades de aprendizagem presente nos alunos com deficiência ou não, se manifestam de diferentes formas. Em alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é diferente, estes enfrentam dificuldades relacionadas ao campo da comunicação, interação e/ou aprendizagem, assim é dever da escola criar condições que favoreçam o desenvolvimento do aluno, entre estas encontram-se as adaptações curriculares. A disciplina de Ciências traz em si possibilidades de aulas práticas através do uso dos mais variados materiais para representar os conteúdos ensinados, porém, essa organização pedagógica necessita por vezes, de uma aula específica e pontualmente planejada. Objetivo: Relatar a utilização de uma SD para a inclusão do aluno com TEA na aula de Ciências através da construção e execução de uma Sequência Didática (SD) do conteúdo Sol-Terra-Lua. Descrição do estudo: Relato de experiência ocorrido em uma turma do 8º ano, com 32 alunos sendo um com TEA. A SD é uma forma de organização pedagógica que possibilita um planejamento pontual de determinado conteúdo, pois esta é constituída de etapas onde o professor articula atividades e metodologias para atingir seu objetivo. A SD foi planejada de acordo as seguintes etapas: levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos, explanação dos conceitos com vídeos, construção de modelos representativos com uso de materiais diversos, resolução de atividades com correção coletiva e apresentação dos trabalhos. Resultados: Foi possível perceber o interesse dos alunos na construção dos trabalhos, a empolgação para a apresentação, especialmente quando os trabalhos continham efeitos luminosos e consequentemente maior interesse na resolução das atividades propostas. Em relação aos aspectos observados no aluno com TEA, estes não diferiram dos demais alunos. Conclusão: Sugere-se que a utilização das SD como organização pedagógica para determinados conteúdos de Ciências favorece o processo de ensino e aprendizagem para todos os alunos, especialmente o aluno com TEA.

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