Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

"LIVOX APRENDER BRINCANDO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA."

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108128
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 2045
    "titulo" => ""LIVOX APRENDER BRINCANDO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA.""
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo dialogar sobre as praticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas no projeto “Livox aprender brincando”, através do uso do aplicativo Livox no contexto de Tecnologias Assistivas – TA/ Comunicacão Alternativa Aumentativa/CAA, inseridas no contexto escolar das Salas de Recurso Multifuncional - SRM e no Atendimento Educacional Especializado – AEE, para estudantes localizadas no espectro do Autismo na produção de jogos didáticos junto aos professores especialistas, dessa forma, acompanhar a repercussão no desenvolvimento/aprendizagens destes estudantes, tendo como conceito central a Zona de desenvolvimento Proximal/próxima/Eminente – ZPD e a reelaboração Criativa. Considerando as contribuições advindas da teoria histórico-cultural, tendo como referência os conceitos vigotskianos do desenvolvimento/ aprendizagem, mediação e interação, pelos artefatos socialmente construídos e historicamente localizados, no contexto as atividades desenvolvidas no aplicativo e manipulado por todos outros estudantes. As atividades desenvolvidas no aplicativo tiveram a brincadeira como atividade guia voltada a aprendizagem/desenvolvimento. Ao longo do projeto que culminou nos processos de inserção das atividades construídas pelos estudantes e na utilização do aplicativo nas salas de atendimento educacional especializado, percebeu-se um movimento contínuo de aprendizagem /desenvolvimento apresentados pelos estudantes nas habilidades sobre conteúdos curriculares específicos desenvolvidos nas atividades; nas habilidades tecnológicas requeridas na construção das atividades; e na estrutura comunicativa que era demandada no desenvolvimento das narrativas; para além das habilidades que os professores especialistas mobilizaram acerca das tecnologias assistivas e do aplicativo Livox."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2045_TB171_19022024191305.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGIA DANIELLA FEITOSA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "GEORGIA"
    "autor_email" => "georgiadaraujo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108128
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 2045
    "titulo" => ""LIVOX APRENDER BRINCANDO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA.""
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo dialogar sobre as praticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas no projeto “Livox aprender brincando”, através do uso do aplicativo Livox no contexto de Tecnologias Assistivas – TA/ Comunicacão Alternativa Aumentativa/CAA, inseridas no contexto escolar das Salas de Recurso Multifuncional - SRM e no Atendimento Educacional Especializado – AEE, para estudantes localizadas no espectro do Autismo na produção de jogos didáticos junto aos professores especialistas, dessa forma, acompanhar a repercussão no desenvolvimento/aprendizagens destes estudantes, tendo como conceito central a Zona de desenvolvimento Proximal/próxima/Eminente – ZPD e a reelaboração Criativa. Considerando as contribuições advindas da teoria histórico-cultural, tendo como referência os conceitos vigotskianos do desenvolvimento/ aprendizagem, mediação e interação, pelos artefatos socialmente construídos e historicamente localizados, no contexto as atividades desenvolvidas no aplicativo e manipulado por todos outros estudantes. As atividades desenvolvidas no aplicativo tiveram a brincadeira como atividade guia voltada a aprendizagem/desenvolvimento. Ao longo do projeto que culminou nos processos de inserção das atividades construídas pelos estudantes e na utilização do aplicativo nas salas de atendimento educacional especializado, percebeu-se um movimento contínuo de aprendizagem /desenvolvimento apresentados pelos estudantes nas habilidades sobre conteúdos curriculares específicos desenvolvidos nas atividades; nas habilidades tecnológicas requeridas na construção das atividades; e na estrutura comunicativa que era demandada no desenvolvimento das narrativas; para além das habilidades que os professores especialistas mobilizaram acerca das tecnologias assistivas e do aplicativo Livox."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2045_TB171_19022024191305.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEORGIA DANIELLA FEITOSA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "GEORGIA"
    "autor_email" => "georgiadaraujo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo dialogar sobre as praticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas no projeto “Livox aprender brincando”, através do uso do aplicativo Livox no contexto de Tecnologias Assistivas – TA/ Comunicacão Alternativa Aumentativa/CAA, inseridas no contexto escolar das Salas de Recurso Multifuncional - SRM e no Atendimento Educacional Especializado – AEE, para estudantes localizadas no espectro do Autismo na produção de jogos didáticos junto aos professores especialistas, dessa forma, acompanhar a repercussão no desenvolvimento/aprendizagens destes estudantes, tendo como conceito central a Zona de desenvolvimento Proximal/próxima/Eminente – ZPD e a reelaboração Criativa. Considerando as contribuições advindas da teoria histórico-cultural, tendo como referência os conceitos vigotskianos do desenvolvimento/ aprendizagem, mediação e interação, pelos artefatos socialmente construídos e historicamente localizados, no contexto as atividades desenvolvidas no aplicativo e manipulado por todos outros estudantes. As atividades desenvolvidas no aplicativo tiveram a brincadeira como atividade guia voltada a aprendizagem/desenvolvimento. Ao longo do projeto que culminou nos processos de inserção das atividades construídas pelos estudantes e na utilização do aplicativo nas salas de atendimento educacional especializado, percebeu-se um movimento contínuo de aprendizagem /desenvolvimento apresentados pelos estudantes nas habilidades sobre conteúdos curriculares específicos desenvolvidos nas atividades; nas habilidades tecnológicas requeridas na construção das atividades; e na estrutura comunicativa que era demandada no desenvolvimento das narrativas; para além das habilidades que os professores especialistas mobilizaram acerca das tecnologias assistivas e do aplicativo Livox.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.