Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENERGIA E SUAS APLICAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNADAMENTAL II

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106564
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 364
    "inscrito_id" => 211
    "titulo" => "ENERGIA E SUAS APLICAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNADAMENTAL II"
    "resumo" => "Atualmente, o uso de energia e suas aplicações é essencial nas atividades cotidianas da humanidade, sendo utilizadas em diversos trabalhos, desde os mais complexos até nos mais simples. O trabalho tem como objetivo verificar através do método da Aprendizagem Baseada em Problemas em relação ao conteúdo de energia e suas aplicações, visando uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 9º ano da rede municipal de Riachão – PB. Á aprendizagem baseada em problemas foi escolhida como metodologia, através de reuniões com o professor supervisor e preceptor, os alunos bolsistas (PIBID e RESIDÊNCIA, da Universidade Estadual da Paraíba). Os alunos do 9º ano foram divididos em grupos de 03: sendo um (01) aluno o coordenador, 01 aluno o secretário e o último aluno sendo o intermediador. As aulas foram distribuídas de acordo com a problemática a ser estudada pela turma, porém em média a distribuição foi da seguinte forma: quatro (04) aulas de definição, fontes, meio de propagação, noções básicas de condutores e isolantes; 04 de energia cinética; 04 de energia potencial gravitacional e quatro (04) aulas de energia potencial elástica, cada aula corresponde a 40 minutos. À Aprendizagem Baseada em Problemas apresentou resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem nos alunos da turma do 9º ano, da rede municipal de Riachão-PB. Verificou-se que dos problemas analisados sobre o conteúdo de energia e suas aplicações, 90% porcento da turma tiveram resultados positivos. Pretende-se desenvolver novas pesquisas baseadas em metodologias ativas como, por exemplos, aprendizagem baseadas em projetos, sala de aula invertidas, aprendizagem em jogos entre outras."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID211_TB364_23032024174857.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADAILSON DE SOUSA MELO"
    "autor_nome_curto" => "ADAILSON"
    "autor_email" => "profadailson0@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106564
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 364
    "inscrito_id" => 211
    "titulo" => "ENERGIA E SUAS APLICAÇÕES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNADAMENTAL II"
    "resumo" => "Atualmente, o uso de energia e suas aplicações é essencial nas atividades cotidianas da humanidade, sendo utilizadas em diversos trabalhos, desde os mais complexos até nos mais simples. O trabalho tem como objetivo verificar através do método da Aprendizagem Baseada em Problemas em relação ao conteúdo de energia e suas aplicações, visando uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 9º ano da rede municipal de Riachão – PB. Á aprendizagem baseada em problemas foi escolhida como metodologia, através de reuniões com o professor supervisor e preceptor, os alunos bolsistas (PIBID e RESIDÊNCIA, da Universidade Estadual da Paraíba). Os alunos do 9º ano foram divididos em grupos de 03: sendo um (01) aluno o coordenador, 01 aluno o secretário e o último aluno sendo o intermediador. As aulas foram distribuídas de acordo com a problemática a ser estudada pela turma, porém em média a distribuição foi da seguinte forma: quatro (04) aulas de definição, fontes, meio de propagação, noções básicas de condutores e isolantes; 04 de energia cinética; 04 de energia potencial gravitacional e quatro (04) aulas de energia potencial elástica, cada aula corresponde a 40 minutos. À Aprendizagem Baseada em Problemas apresentou resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem nos alunos da turma do 9º ano, da rede municipal de Riachão-PB. Verificou-se que dos problemas analisados sobre o conteúdo de energia e suas aplicações, 90% porcento da turma tiveram resultados positivos. Pretende-se desenvolver novas pesquisas baseadas em metodologias ativas como, por exemplos, aprendizagem baseadas em projetos, sala de aula invertidas, aprendizagem em jogos entre outras."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID211_TB364_23032024174857.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADAILSON DE SOUSA MELO"
    "autor_nome_curto" => "ADAILSON"
    "autor_email" => "profadailson0@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Atualmente, o uso de energia e suas aplicações é essencial nas atividades cotidianas da humanidade, sendo utilizadas em diversos trabalhos, desde os mais complexos até nos mais simples. O trabalho tem como objetivo verificar através do método da Aprendizagem Baseada em Problemas em relação ao conteúdo de energia e suas aplicações, visando uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 9º ano da rede municipal de Riachão – PB. Á aprendizagem baseada em problemas foi escolhida como metodologia, através de reuniões com o professor supervisor e preceptor, os alunos bolsistas (PIBID e RESIDÊNCIA, da Universidade Estadual da Paraíba). Os alunos do 9º ano foram divididos em grupos de 03: sendo um (01) aluno o coordenador, 01 aluno o secretário e o último aluno sendo o intermediador. As aulas foram distribuídas de acordo com a problemática a ser estudada pela turma, porém em média a distribuição foi da seguinte forma: quatro (04) aulas de definição, fontes, meio de propagação, noções básicas de condutores e isolantes; 04 de energia cinética; 04 de energia potencial gravitacional e quatro (04) aulas de energia potencial elástica, cada aula corresponde a 40 minutos. À Aprendizagem Baseada em Problemas apresentou resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem nos alunos da turma do 9º ano, da rede municipal de Riachão-PB. Verificou-se que dos problemas analisados sobre o conteúdo de energia e suas aplicações, 90% porcento da turma tiveram resultados positivos. Pretende-se desenvolver novas pesquisas baseadas em metodologias ativas como, por exemplos, aprendizagem baseadas em projetos, sala de aula invertidas, aprendizagem em jogos entre outras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.