Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORT NCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM LETRAS ESPANHOL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106441
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 228
    "inscrito_id" => 123
    "titulo" => "A IMPORT NCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM LETRAS ESPANHOL"
    "resumo" => "O presente relato descreve minha experiência de iniciação à docência, proporcionada pelo Programa Residência Pedagógica/CAPES, através do Edital 2022-2024. Como aluna do curso de Licenciatura em Letras Espanhol da UEPB (Campus I), minha atuação enquanto residente aconteceu na Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, localizada no bairro Bela Vista, na cidade de Campina Grande,Paraíba. A experiência relatada evidencia o quanto o Residência Pedagógica tem sido importante na formação docente de alunos dos cursos de licenciatura, fortalecendo teoria e prática e enriquecendo ocurrículo mediante a construção da identidade profissional. O processo de escrita se deu a partir de uma metodologia baseada em uma pesquisa participante, na qual interagi e descrevi todos os elementos observados e as ações vivenciadas (Severino,1941). Para a base teórica foram utilizados autores como Oliveira e Goés (2021) através dos escritos sobre aprendizagem colaborativa, Freire (1987) mediante a leitura de fragmentos de sua obra Pedagogia do Oprimido, Nóvoa (2009) que expressa através de suas obras a importância da prática docente de professores em formação e a análise de partes dos documentos Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID123_TB228_14032024211521.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITORIA ODACI SOUZA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "VITORIA"
    "autor_email" => "vitoria.ramos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106441
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 228
    "inscrito_id" => 123
    "titulo" => "A IMPORT NCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM LETRAS ESPANHOL"
    "resumo" => "O presente relato descreve minha experiência de iniciação à docência, proporcionada pelo Programa Residência Pedagógica/CAPES, através do Edital 2022-2024. Como aluna do curso de Licenciatura em Letras Espanhol da UEPB (Campus I), minha atuação enquanto residente aconteceu na Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, localizada no bairro Bela Vista, na cidade de Campina Grande,Paraíba. A experiência relatada evidencia o quanto o Residência Pedagógica tem sido importante na formação docente de alunos dos cursos de licenciatura, fortalecendo teoria e prática e enriquecendo ocurrículo mediante a construção da identidade profissional. O processo de escrita se deu a partir de uma metodologia baseada em uma pesquisa participante, na qual interagi e descrevi todos os elementos observados e as ações vivenciadas (Severino,1941). Para a base teórica foram utilizados autores como Oliveira e Goés (2021) através dos escritos sobre aprendizagem colaborativa, Freire (1987) mediante a leitura de fragmentos de sua obra Pedagogia do Oprimido, Nóvoa (2009) que expressa através de suas obras a importância da prática docente de professores em formação e a análise de partes dos documentos Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID123_TB228_14032024211521.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITORIA ODACI SOUZA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "VITORIA"
    "autor_email" => "vitoria.ramos@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente relato descreve minha experiência de iniciação à docência, proporcionada pelo Programa Residência Pedagógica/CAPES, através do Edital 2022-2024. Como aluna do curso de Licenciatura em Letras Espanhol da UEPB (Campus I), minha atuação enquanto residente aconteceu na Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, localizada no bairro Bela Vista, na cidade de Campina Grande,Paraíba. A experiência relatada evidencia o quanto o Residência Pedagógica tem sido importante na formação docente de alunos dos cursos de licenciatura, fortalecendo teoria e prática e enriquecendo ocurrículo mediante a construção da identidade profissional. O processo de escrita se deu a partir de uma metodologia baseada em uma pesquisa participante, na qual interagi e descrevi todos os elementos observados e as ações vivenciadas (Severino,1941). Para a base teórica foram utilizados autores como Oliveira e Goés (2021) através dos escritos sobre aprendizagem colaborativa, Freire (1987) mediante a leitura de fragmentos de sua obra Pedagogia do Oprimido, Nóvoa (2009) que expressa através de suas obras a importância da prática docente de professores em formação e a análise de partes dos documentos Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.