Artigo CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-95-3

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de Professores
"2024-01-24 11:17:10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106239
    "edicao_id" => 321
    "trabalho_id" => 8866
    "inscrito_id" => 10790
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões oriundas do campo do estágio supervisionado na disciplina de Sociologia do Ensino Médio. Pretende-se também discutir algumas implicações da pandemia para a educação pública brasileira, tomando como ponto de partida as experiências das escolas do interior do estado do Ceará. Focaremos em dois temas principais para dimensionar as questões que emergiram no campo do estágio na disciplina de Sociologia, cursado pelo primeiro autor. Em primeiro lugar, abordaremos as dimensões do cotidiano escolar que se estruturou no contexto de retorno da escola às atividades presenciais. Em segundo lugar, procuraremos refletir sobre os efeitos da pandemia para a educação pública cearense, tomando o caso da escola que foi campo desse estágio para tecer tais considerações. As atividades de Estágio Supervisionado foram realizadas em uma escola do município de Itapipoca, com turmas de 3º ano. Além das observações, foram realizadas regências supervisionadas pela professora titular da disciplina de Sociologia. As atividades foram analisadas em relatório escrito pelo estagiário e corrigido pela professora da disciplina de Estágio na Universidade. O estágio supervisionado na disciplina de Sociologia é compreendido nesse texto como oportunidade privilegiada de pesquisa e experimentação de soluções para as situações de aprender e ensinar. Nesse contexto, não compreendemos o estágio apenas como atividade burocrática, mas como instante fundamental da formação docente em que se articula prática e teoria."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID10790_TB8866_09122023230922.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 10:02:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANDRADE ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ANDRADE"
    "autor_email" => "marcosandradealves9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106239
    "edicao_id" => 321
    "trabalho_id" => 8866
    "inscrito_id" => 10790
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões oriundas do campo do estágio supervisionado na disciplina de Sociologia do Ensino Médio. Pretende-se também discutir algumas implicações da pandemia para a educação pública brasileira, tomando como ponto de partida as experiências das escolas do interior do estado do Ceará. Focaremos em dois temas principais para dimensionar as questões que emergiram no campo do estágio na disciplina de Sociologia, cursado pelo primeiro autor. Em primeiro lugar, abordaremos as dimensões do cotidiano escolar que se estruturou no contexto de retorno da escola às atividades presenciais. Em segundo lugar, procuraremos refletir sobre os efeitos da pandemia para a educação pública cearense, tomando o caso da escola que foi campo desse estágio para tecer tais considerações. As atividades de Estágio Supervisionado foram realizadas em uma escola do município de Itapipoca, com turmas de 3º ano. Além das observações, foram realizadas regências supervisionadas pela professora titular da disciplina de Sociologia. As atividades foram analisadas em relatório escrito pelo estagiário e corrigido pela professora da disciplina de Estágio na Universidade. O estágio supervisionado na disciplina de Sociologia é compreendido nesse texto como oportunidade privilegiada de pesquisa e experimentação de soluções para as situações de aprender e ensinar. Nesse contexto, não compreendemos o estágio apenas como atividade burocrática, mas como instante fundamental da formação docente em que se articula prática e teoria."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID10790_TB8866_09122023230922.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 10:02:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANDRADE ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS ANDRADE"
    "autor_email" => "marcosandradealves9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 321
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
        "logo" => null
        "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
        "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 321
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
        "logo" => null
        "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
        "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 197
                "edicao_id" => 321
                "codigo" => "978-85-61702-95-3"
                "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n
                  EDNA C&Acirc;MARA MONTEIRO &nbsp;(FRCG)<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n
                  LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 197
                "edicao_id" => 321
                "codigo" => "978-85-61702-95-3"
                "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n
                  EDNA C&Acirc;MARA MONTEIRO &nbsp;(FRCG)<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n
                  LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões oriundas do campo do estágio supervisionado na disciplina de Sociologia do Ensino Médio. Pretende-se também discutir algumas implicações da pandemia para a educação pública brasileira, tomando como ponto de partida as experiências das escolas do interior do estado do Ceará. Focaremos em dois temas principais para dimensionar as questões que emergiram no campo do estágio na disciplina de Sociologia, cursado pelo primeiro autor. Em primeiro lugar, abordaremos as dimensões do cotidiano escolar que se estruturou no contexto de retorno da escola às atividades presenciais. Em segundo lugar, procuraremos refletir sobre os efeitos da pandemia para a educação pública cearense, tomando o caso da escola que foi campo desse estágio para tecer tais considerações. As atividades de Estágio Supervisionado foram realizadas em uma escola do município de Itapipoca, com turmas de 3º ano. Além das observações, foram realizadas regências supervisionadas pela professora titular da disciplina de Sociologia. As atividades foram analisadas em relatório escrito pelo estagiário e corrigido pela professora da disciplina de Estágio na Universidade. O estágio supervisionado na disciplina de Sociologia é compreendido nesse texto como oportunidade privilegiada de pesquisa e experimentação de soluções para as situações de aprender e ensinar. Nesse contexto, não compreendemos o estágio apenas como atividade burocrática, mas como instante fundamental da formação docente em que se articula prática e teoria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.