Artigo CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-95-3

PROMOVENDO A APRENDIZAGEM CRIATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de Professores
"2024-01-24 11:17:10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106145
    "edicao_id" => 321
    "trabalho_id" => 2298
    "inscrito_id" => 7333
    "titulo" => "PROMOVENDO A APRENDIZAGEM CRIATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL"
    "resumo" => "Como favorecer a aprendizagem criativa na formação docente inicial? Que fatores inibem ou bloqueiam a criatividade? Partindo de tais inquietações, buscamos analisar a concepção discente sobre a aprendizagem criativa em cursos de Licenciaturas. Partindo de uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso, do qual participaram 33 estudantes de cursos de Licenciaturas em Física, Química, Matemática, Letras e Ciências Biológicas de uma instituição da rede federal de ensino. A coleta dos dados foi baseada inicialmente na análise documental, com o objetivo de mapear as referências à criatividade nos projetos pedagógicos desses cursos. Além disso, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, relacionadas à aprendizagem criativa. A análise dos dados, aponta para os fatores que caracterizam práticas formativas que incentivam novas ideias, tais como: cultivo do gosto pela descoberta e busca de novos conhecimentos, estímulo à análise de diferentes aspectos de um problema, e promoção do debate com estímulo à participação de todos os estudantes. Dentre os fatores que estimulam a aprendizagem para a criatividade, os discentes destacam metodologias inovadoras que favorecem o diálogo, a motivação e a multiplicidade de recursos didáticos. Por outro lado, fatores como o foco na transmissão de conteúdos e o desestímulo à participação, são indicados na perspectiva discente como aspectos da prática docente que inibem a criatividade, sobressaindo-se abordagens comunicacionais de autoridade. Com isso, foi observada uma forte relação entre dialogicidade, criatividade e inovação na prática docentes inovadoras. Isso revela a importância de olharmos para os espaços e tempos da formação docente inicial com entusiasmo pela expressão criativa, bem como de encorajarmos uma educação que resgate a criação como característica inerente à condição humana, por meio de uma práxis pedagógica dialógica."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID7333_TB2298_19062023234741.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 10:02:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIQUELE ROSEANE DE CARVALHO CAMPÊLO"
    "autor_nome_curto" => "SIQUELE"
    "autor_email" => "siquele@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106145
    "edicao_id" => 321
    "trabalho_id" => 2298
    "inscrito_id" => 7333
    "titulo" => "PROMOVENDO A APRENDIZAGEM CRIATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL"
    "resumo" => "Como favorecer a aprendizagem criativa na formação docente inicial? Que fatores inibem ou bloqueiam a criatividade? Partindo de tais inquietações, buscamos analisar a concepção discente sobre a aprendizagem criativa em cursos de Licenciaturas. Partindo de uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso, do qual participaram 33 estudantes de cursos de Licenciaturas em Física, Química, Matemática, Letras e Ciências Biológicas de uma instituição da rede federal de ensino. A coleta dos dados foi baseada inicialmente na análise documental, com o objetivo de mapear as referências à criatividade nos projetos pedagógicos desses cursos. Além disso, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, relacionadas à aprendizagem criativa. A análise dos dados, aponta para os fatores que caracterizam práticas formativas que incentivam novas ideias, tais como: cultivo do gosto pela descoberta e busca de novos conhecimentos, estímulo à análise de diferentes aspectos de um problema, e promoção do debate com estímulo à participação de todos os estudantes. Dentre os fatores que estimulam a aprendizagem para a criatividade, os discentes destacam metodologias inovadoras que favorecem o diálogo, a motivação e a multiplicidade de recursos didáticos. Por outro lado, fatores como o foco na transmissão de conteúdos e o desestímulo à participação, são indicados na perspectiva discente como aspectos da prática docente que inibem a criatividade, sobressaindo-se abordagens comunicacionais de autoridade. Com isso, foi observada uma forte relação entre dialogicidade, criatividade e inovação na prática docentes inovadoras. Isso revela a importância de olharmos para os espaços e tempos da formação docente inicial com entusiasmo pela expressão criativa, bem como de encorajarmos uma educação que resgate a criação como característica inerente à condição humana, por meio de uma práxis pedagógica dialógica."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID7333_TB2298_19062023234741.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 10:02:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIQUELE ROSEANE DE CARVALHO CAMPÊLO"
    "autor_nome_curto" => "SIQUELE"
    "autor_email" => "siquele@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 321
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
        "logo" => null
        "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
        "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 321
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
        "logo" => null
        "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
        "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 197
                "edicao_id" => 321
                "codigo" => "978-85-61702-95-3"
                "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n
                  EDNA C&Acirc;MARA MONTEIRO &nbsp;(FRCG)<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n
                  LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 197
                "edicao_id" => 321
                "codigo" => "978-85-61702-95-3"
                "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n
                  EDNA C&Acirc;MARA MONTEIRO &nbsp;(FRCG)<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n
                  LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Como favorecer a aprendizagem criativa na formação docente inicial? Que fatores inibem ou bloqueiam a criatividade? Partindo de tais inquietações, buscamos analisar a concepção discente sobre a aprendizagem criativa em cursos de Licenciaturas. Partindo de uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso, do qual participaram 33 estudantes de cursos de Licenciaturas em Física, Química, Matemática, Letras e Ciências Biológicas de uma instituição da rede federal de ensino. A coleta dos dados foi baseada inicialmente na análise documental, com o objetivo de mapear as referências à criatividade nos projetos pedagógicos desses cursos. Além disso, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, relacionadas à aprendizagem criativa. A análise dos dados, aponta para os fatores que caracterizam práticas formativas que incentivam novas ideias, tais como: cultivo do gosto pela descoberta e busca de novos conhecimentos, estímulo à análise de diferentes aspectos de um problema, e promoção do debate com estímulo à participação de todos os estudantes. Dentre os fatores que estimulam a aprendizagem para a criatividade, os discentes destacam metodologias inovadoras que favorecem o diálogo, a motivação e a multiplicidade de recursos didáticos. Por outro lado, fatores como o foco na transmissão de conteúdos e o desestímulo à participação, são indicados na perspectiva discente como aspectos da prática docente que inibem a criatividade, sobressaindo-se abordagens comunicacionais de autoridade. Com isso, foi observada uma forte relação entre dialogicidade, criatividade e inovação na prática docentes inovadoras. Isso revela a importância de olharmos para os espaços e tempos da formação docente inicial com entusiasmo pela expressão criativa, bem como de encorajarmos uma educação que resgate a criação como característica inerente à condição humana, por meio de uma práxis pedagógica dialógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.