OLIVEIRA, Érico Anderson De et al.. O rádio galena na geografia. CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/106081>. Acesso em: 27/12/2024 14:01
Este relato é de uma experimentação com o Rádio Galena em sala de aula com alunos das algumas séries iniciais dos cursos técnicos de nível médio do CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) em Belo Horizonte. As turmas selecionadas foram dos cursos técnicos de Hospedagem, Redes e de Informática. O rádio foi adaptado para componentes atuais e prepardo na forma de “kit” para facilitar a montagem. Esta prática teve como motivação a construção de um rádio que não necessita de fonte de energia (pilha ou caarregador) para funcionar e com reduzido número de componentes. Isso despertou a curiosidade dos alunos. Durante a montagem, os alunos tiveram que buscar informações ligadas aos conteúdos de Física (ondas, circuito ressonante, eletromagnetismo e outros). Após a montagem, houve a verificação do funcionamento. Os alunos puderam ouvir a programação de uma rádio AM (amplitude modulada) e correlacionar a audição com os conteúdos de Geografia (escala, globalização, comunicações, áreas de influência, abrangência, cultura, propagação de ondas e interferências – relevo, vegetação, condições atmosféricas, estrutura de programação entre outros). Todos testaram seus protótipos e puderam conferir o funcionamento do rádio. Aos conteúdos geográficos, somaram-se discussões sobre o desaparecimento das rádios AM, sua migração/expansão para a Internet. Ao final dos trabalhos, constatou-se que os vários conteúdos discutidos foram compreendidos na forma como se articulam tanto para o funcionamento do rádio, como para a propagação das idéias e as limitações ou possibilidades dadas pelo avanço tecnológico nos dias atuais. Constatou-se como o rádio funcionou como um meio para a abordagem de conteúdos multidiciplinares.