Artigo CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-88-5

POSSIBILIDADES NO BRINCAR COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CAMPO E NA CIDADE

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 09 - Educação Infantil
"2024-01-24 12:06:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105889
    "edicao_id" => 329
    "trabalho_id" => 2915
    "inscrito_id" => 11406
    "titulo" => "POSSIBILIDADES NO BRINCAR COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CAMPO E NA CIDADE"
    "resumo" => "O brincar heurístico, dentro de suas especificidades, deverá ser oportunizado a todas as crianças de 0 a 6 anos, visto que a primeira infância é o período de maior desenvolvimento da criatividade infantil. No campo da Pedagogia, temos nos debruçado sobre a qualidade do brincar e suas modalidades, sendo o heurístico a inspiração das práticas neste artigo apresentadas. Pensando nisso, o presente estudo traz algumas reflexões de duas professoras (uma turma unificada e duas turmas de Infantil IV) sobre a qualidade do brincar com material de largo alcance. O lócus de pesquisa deu-se no município de Caucaia/CE, em uma instituição localizada na zona rural e em outra na zona urbana. O procedimento metodológico consiste em uma pesquisa de campo em que foram coletados dados registrados no diário de campo, por meio de fotografias, que subsidiaram nossas observações as quais provocaram as reflexões citadas anteriormente neste resumo. Como fundamentação teórica, utilizamos como referência os seguintes autores: Goldschmied e Jackson (2006), Fochi (2018), Formosinho (2021), Silva (2022), entre outros. A partir desta pesquisa, podemos verificar o quão é necessário desconstruirmos a ideia de uma infância plastificada podendo acarretar o consumismo. Contudo, a utilização dos materiais não estruturados, o espaço propositor e a intencionalidade pedagógica proporcionaram um maior comprometimento das crianças com esse brincar, no qual as possibilidades de criação foram mais significativas durante o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID11406_TB2915_04102023175538.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:40:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA BARBOSA DE MORAIS WEINGARTNER"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "ju.ef@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105889
    "edicao_id" => 329
    "trabalho_id" => 2915
    "inscrito_id" => 11406
    "titulo" => "POSSIBILIDADES NO BRINCAR COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CAMPO E NA CIDADE"
    "resumo" => "O brincar heurístico, dentro de suas especificidades, deverá ser oportunizado a todas as crianças de 0 a 6 anos, visto que a primeira infância é o período de maior desenvolvimento da criatividade infantil. No campo da Pedagogia, temos nos debruçado sobre a qualidade do brincar e suas modalidades, sendo o heurístico a inspiração das práticas neste artigo apresentadas. Pensando nisso, o presente estudo traz algumas reflexões de duas professoras (uma turma unificada e duas turmas de Infantil IV) sobre a qualidade do brincar com material de largo alcance. O lócus de pesquisa deu-se no município de Caucaia/CE, em uma instituição localizada na zona rural e em outra na zona urbana. O procedimento metodológico consiste em uma pesquisa de campo em que foram coletados dados registrados no diário de campo, por meio de fotografias, que subsidiaram nossas observações as quais provocaram as reflexões citadas anteriormente neste resumo. Como fundamentação teórica, utilizamos como referência os seguintes autores: Goldschmied e Jackson (2006), Fochi (2018), Formosinho (2021), Silva (2022), entre outros. A partir desta pesquisa, podemos verificar o quão é necessário desconstruirmos a ideia de uma infância plastificada podendo acarretar o consumismo. Contudo, a utilização dos materiais não estruturados, o espaço propositor e a intencionalidade pedagógica proporcionaram um maior comprometimento das crianças com esse brincar, no qual as possibilidades de criação foram mais significativas durante o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID11406_TB2915_04102023175538.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:40:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA BARBOSA DE MORAIS WEINGARTNER"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "ju.ef@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:06:51"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 329
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09"
        "logo" => null
        "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg"
        "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:06:51"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 329
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-infantil-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT09"
        "logo" => null
        "capa" => "66031a29212bf_26032024155537.jpg"
        "timbrado" => "65b1278b4776b_24012024120651.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:06:51"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:55:37"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 205
                "edicao_id" => 329
                "codigo" => "978-85-61702-88-5"
                "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n
                  ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n
                  ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n
                  ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n
                  ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n
                  FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n
                  LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n
                  P&Acirc;MELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n
                  ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n
                  SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:06:51"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 205
                "edicao_id" => 329
                "codigo" => "978-85-61702-88-5"
                "capa" => "66031a29246e3_26032024155537.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Infantil (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALANA FRANCIO (UCS)<br />\r\n
                  ALESSANDRA LARA SILVA (UNIUBE)<br />\r\n
                  ALINE CERQUEIRA NUNES MENDES (UNIFESP)<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n
                  ELIANE LIMA PISKE (FURG)<br />\r\n
                  ELISANGELA CARMO DE OLIVEIRA (PUCSP)<br />\r\n
                  FABIANE FERRETTI MUNHOZ (UCS)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O LUIZ SILVA DA ROSA (ISEP)<br />\r\n
                  LENITA MACEDO PORTO (UFPEL)<br />\r\n
                  P&Acirc;MELA SARAIVA MIRANDA (FURG)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (UNINTER)<br />\r\n
                  ROCHELE RITA ANDREAZZA MACIEL (UCS)<br />\r\n
                  SAMARA TEODOZO NUNES (UNIABEU)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150222-CONEDU---EDUCACAO-INFANTIL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:06:51"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:02:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O brincar heurístico, dentro de suas especificidades, deverá ser oportunizado a todas as crianças de 0 a 6 anos, visto que a primeira infância é o período de maior desenvolvimento da criatividade infantil. No campo da Pedagogia, temos nos debruçado sobre a qualidade do brincar e suas modalidades, sendo o heurístico a inspiração das práticas neste artigo apresentadas. Pensando nisso, o presente estudo traz algumas reflexões de duas professoras (uma turma unificada e duas turmas de Infantil IV) sobre a qualidade do brincar com material de largo alcance. O lócus de pesquisa deu-se no município de Caucaia/CE, em uma instituição localizada na zona rural e em outra na zona urbana. O procedimento metodológico consiste em uma pesquisa de campo em que foram coletados dados registrados no diário de campo, por meio de fotografias, que subsidiaram nossas observações as quais provocaram as reflexões citadas anteriormente neste resumo. Como fundamentação teórica, utilizamos como referência os seguintes autores: Goldschmied e Jackson (2006), Fochi (2018), Formosinho (2021), Silva (2022), entre outros. A partir desta pesquisa, podemos verificar o quão é necessário desconstruirmos a ideia de uma infância plastificada podendo acarretar o consumismo. Contudo, a utilização dos materiais não estruturados, o espaço propositor e a intencionalidade pedagógica proporcionaram um maior comprometimento das crianças com esse brincar, no qual as possibilidades de criação foram mais significativas durante o processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.