Artigo CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-90-8

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVENDO UM TERRÁRIO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 14 - Educação Ambiental
"2024-01-24 13:23:15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105718
    "edicao_id" => 334
    "trabalho_id" => 6033
    "inscrito_id" => 11790
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVENDO UM TERRÁRIO"
    "resumo" => "A educação ambiental é um processo educativo, de formação social que compreende processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a sustentabilidade e conservação do meio ambiente. Neste sentido, uma das responsabilidades do ensino superior é formar profissionais que sejam capazes de refletir, criticar e propor estratégias para os problemas ambientais da sociedade. Assim, este trabalho apresenta um relato de método de ensino no âmbito da educação ambiental na componente curricular Química Ambiental do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, objetivando a reflexão a partir da vivência do tema estudado. Sabe-se que o desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais do Brasil, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, ele compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade. A estratégia utilizada para abordagem da Educação Ambiental foi a confecção de um terrário para reproduzir um ambiente natural utilizando matérias de baixo custo e elementos da vegetação predominante do semiárido O método de ensino utilizado foi avaliada por meio de questionário no Google Forms, e os discentes evidenciaram que a atividade desenvolvida é capaz de motivar a aprender mais sobre educação ambiental, citaram que a utilização de uma estratégia aplicada facilitou o aprendizado do conteúdo, e recomendaram o método utilizado para a popularização da educação ambiental. Portanto, percebe-se que a diversificação das estratégias e atividades, incorporadas aos conteúdos abordados e objetivos da aprendizagem, permitem ao docente apresentar os meios de compreensão do meio ambiente, possibilitando aos discentes a aquisição de conhecimentos a partir de experiências e vivências."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID11790_TB6033_08122023150813.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:27:34"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KYTÉRIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO"
    "autor_nome_curto" => "KYTÉRIA"
    "autor_email" => "kyteria.figueredo@ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105718
    "edicao_id" => 334
    "trabalho_id" => 6033
    "inscrito_id" => 11790
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVENDO UM TERRÁRIO"
    "resumo" => "A educação ambiental é um processo educativo, de formação social que compreende processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a sustentabilidade e conservação do meio ambiente. Neste sentido, uma das responsabilidades do ensino superior é formar profissionais que sejam capazes de refletir, criticar e propor estratégias para os problemas ambientais da sociedade. Assim, este trabalho apresenta um relato de método de ensino no âmbito da educação ambiental na componente curricular Química Ambiental do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, objetivando a reflexão a partir da vivência do tema estudado. Sabe-se que o desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais do Brasil, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, ele compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade. A estratégia utilizada para abordagem da Educação Ambiental foi a confecção de um terrário para reproduzir um ambiente natural utilizando matérias de baixo custo e elementos da vegetação predominante do semiárido O método de ensino utilizado foi avaliada por meio de questionário no Google Forms, e os discentes evidenciaram que a atividade desenvolvida é capaz de motivar a aprender mais sobre educação ambiental, citaram que a utilização de uma estratégia aplicada facilitou o aprendizado do conteúdo, e recomendaram o método utilizado para a popularização da educação ambiental. Portanto, percebe-se que a diversificação das estratégias e atividades, incorporadas aos conteúdos abordados e objetivos da aprendizagem, permitem ao docente apresentar os meios de compreensão do meio ambiente, possibilitando aos discentes a aquisição de conhecimentos a partir de experiências e vivências."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID11790_TB6033_08122023150813.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:27:34"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KYTÉRIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO"
    "autor_nome_curto" => "KYTÉRIA"
    "autor_email" => "kyteria.figueredo@ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 334
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
        "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 334
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg"
        "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 210
                "edicao_id" => 334
                "codigo" => "978-85-61702-90-8"
                "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARA&Uacute;JO (UFCG)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (IESP)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n
                  GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO &nbsp;<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (IFPB)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOSEV&Acirc;NIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n
                  LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 210
                "edicao_id" => 334
                "codigo" => "978-85-61702-90-8"
                "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDINA DOS SANTOS ARA&Uacute;JO (UFCG)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL (IESP)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n
                  GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n
                  HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  JANAINA CONSTANTINO MARINHO &nbsp;<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (IFPB)<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOSEV&Acirc;NIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n
                  LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n
                  RAIMUNDO LENILDE DE ARA&Uacute;JO (UFPI)<br />\r\n
                  WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n
                  WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:23:15"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

A educação ambiental é um processo educativo, de formação social que compreende processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a sustentabilidade e conservação do meio ambiente. Neste sentido, uma das responsabilidades do ensino superior é formar profissionais que sejam capazes de refletir, criticar e propor estratégias para os problemas ambientais da sociedade. Assim, este trabalho apresenta um relato de método de ensino no âmbito da educação ambiental na componente curricular Química Ambiental do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, objetivando a reflexão a partir da vivência do tema estudado. Sabe-se que o desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais do Brasil, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, ele compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade. A estratégia utilizada para abordagem da Educação Ambiental foi a confecção de um terrário para reproduzir um ambiente natural utilizando matérias de baixo custo e elementos da vegetação predominante do semiárido O método de ensino utilizado foi avaliada por meio de questionário no Google Forms, e os discentes evidenciaram que a atividade desenvolvida é capaz de motivar a aprender mais sobre educação ambiental, citaram que a utilização de uma estratégia aplicada facilitou o aprendizado do conteúdo, e recomendaram o método utilizado para a popularização da educação ambiental. Portanto, percebe-se que a diversificação das estratégias e atividades, incorporadas aos conteúdos abordados e objetivos da aprendizagem, permitem ao docente apresentar os meios de compreensão do meio ambiente, possibilitando aos discentes a aquisição de conhecimentos a partir de experiências e vivências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.