PRÁTICA DOCENTE E O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS RELAÇÕES
"2024-01-24 13:29:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105689 "edicao_id" => 335 "trabalho_id" => 4449 "inscrito_id" => 1317 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS RELAÇÕES" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo refletir sobre a relação que o professor de Língua Portuguesa estabelece com o Livro Didático, mediante análise da prática docente. Para tal, orientamos nosso estudo e a construção dos resultados com base nas contribuições de estudiosos como Costa Val (2003; 2009); Santos (2007); Certeau (1994); Chartier (2000) e nas discussões acerca das mudanças no ensino de língua, prática docente, livro didático e o Programa Nacional do Livro Didático. Como instrumentos de coleta de dados, a fim de melhor atender às demandas do objetivo proposto, utilizamos entrevistas semiestruturadas e observações (LÜDKE & ANDRÉ, 1986). Para análise do corpus, utilizamos a análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). Como resultados, observamos que a relação – docente e livro didático – não é de passividade, posto que o professor, apesar de utilizar o livro, muitas vezes, “imposto” pela escola, não o faz de forma passiva, mas sim modificando suas propostas, excluindo ou incluindo outras atividades que julgue necessárias à sua prática; por outro lado, essas mudanças parecem ter relação com a aceitação, ou não, do tipo de proposta veiculada nos livros. Assim, enquanto as propostas de leitura e produção eram postas em prática sem alterações, o ensino de AL era acrescido de outras atividades. Nesse caso, a relação estabelecida entre a docente e o LD era de rejeição aos modelos propostos nas atividades de gramática. No entanto, havia concordância com o cumprimento e programação dos conteúdos de AL elencados no LD. Em suma, nossos resultados indicam que compreender o movimento real e legítimo na relação que os professores estabelecem com os manuais didáticos, ao ensinar gramática/análise linguística, é contribuir para um olhar atento a esta temática, que também precisa contemplar os diversos saberes e práticas mobilizados no cotidiano da sala de aula." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID1317_TB4449_16062023180456.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:25:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA JÚLIA DE ARAÚJO TENÓRIO" "autor_nome_curto" => "FABIANA JULIA" "autor_email" => "fabianajulia@pesqueira.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105689 "edicao_id" => 335 "trabalho_id" => 4449 "inscrito_id" => 1317 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALGUMAS RELAÇÕES" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo refletir sobre a relação que o professor de Língua Portuguesa estabelece com o Livro Didático, mediante análise da prática docente. Para tal, orientamos nosso estudo e a construção dos resultados com base nas contribuições de estudiosos como Costa Val (2003; 2009); Santos (2007); Certeau (1994); Chartier (2000) e nas discussões acerca das mudanças no ensino de língua, prática docente, livro didático e o Programa Nacional do Livro Didático. Como instrumentos de coleta de dados, a fim de melhor atender às demandas do objetivo proposto, utilizamos entrevistas semiestruturadas e observações (LÜDKE & ANDRÉ, 1986). Para análise do corpus, utilizamos a análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977). Como resultados, observamos que a relação – docente e livro didático – não é de passividade, posto que o professor, apesar de utilizar o livro, muitas vezes, “imposto” pela escola, não o faz de forma passiva, mas sim modificando suas propostas, excluindo ou incluindo outras atividades que julgue necessárias à sua prática; por outro lado, essas mudanças parecem ter relação com a aceitação, ou não, do tipo de proposta veiculada nos livros. Assim, enquanto as propostas de leitura e produção eram postas em prática sem alterações, o ensino de AL era acrescido de outras atividades. Nesse caso, a relação estabelecida entre a docente e o LD era de rejeição aos modelos propostos nas atividades de gramática. No entanto, havia concordância com o cumprimento e programação dos conteúdos de AL elencados no LD. Em suma, nossos resultados indicam que compreender o movimento real e legítimo na relação que os professores estabelecem com os manuais didáticos, ao ensinar gramática/análise linguística, é contribuir para um olhar atento a esta temática, que também precisa contemplar os diversos saberes e práticas mobilizados no cotidiano da sala de aula." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID1317_TB4449_16062023180456.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:25:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA JÚLIA DE ARAÚJO TENÓRIO" "autor_nome_curto" => "FABIANA JULIA" "autor_email" => "fabianajulia@pesqueira.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 335 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "logo" => null "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 335 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "logo" => null "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 211 "edicao_id" => 335 "codigo" => "978-85-61702-78-6" "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n EMILY GONÇALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHÃES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n NATÁSSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 211 "edicao_id" => 335 "codigo" => "978-85-61702-78-6" "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n EMILY GONÇALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHÃES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n NATÁSSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }