Artigo CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-94-6

OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA REFERENTE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de Ciências
"2024-01-24 13:33:46" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105635
    "edicao_id" => 336
    "trabalho_id" => 2941
    "inscrito_id" => 2639
    "titulo" => "OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA REFERENTE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO"
    "resumo" => "O ensino de Física voltado para o mecanicismo, desenvolvendo acúmulo de informações e habilidades operacionais do formalismo matemático gera dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos científicos, traduzidos em desabafos negativos. No entanto, os laboratórios didáticos, que diminuem as dificuldades de aprendizagem dos alunos, voltam a ficarem em evidência, com abordagens metodológicas diferenciadas. Por isso, apresenta-se uma análise da questão dos laboratórios didáticos nos cursos de Licenciatura em Física do PARFOR. Com isso, surgiu relatar quais as contribuições das componentes curriculares referentes aos laboratórios em um curso de Licenciatura em Física oferecido pelo PARFOR na formação dos professores de Física. Entendemos que o programa PARFOR é de extrema importância para uma ciência como a Física, além do que antes da reforma do novo ensino médio existia a carência de professores de Física para educação básica. Sendo assim nosso objetivo, nesta análise, foi investigar e discutir os benefícios que os laboratórios didáticos podem oferecer, no contexto do curso de licenciatura em Física do PARFOR. Quanto ao tipo de pesquisa esta foi de natureza qualitativa e quanto à abordagem metodológica foi um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram os cursistas e os professores formadores. Os ementários das componentes curriculares referentes aos laboratórios do curso de Licenciatura em Física, o professor pode optar por atividades experimentais em que o aluno possa atuar de forma, realmente, ativa. Diante deste contexto, deve-se procurar buscar novas formas metodológicas para o uso do laboratório didático com uma visão ampla capaz de criar um elo entre teoria e prática, almejando promover a coletividade de soluções de problemas teórico-metodológicos, com a finalidade de que os futuros professores recebam uma formação específica para que possam compartilhar seus conhecimentos com os alunos da educação básica."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID2639_TB2941_15082023110925.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:22:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "MORGANA"
    "autor_email" => "morganalff@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105635
    "edicao_id" => 336
    "trabalho_id" => 2941
    "inscrito_id" => 2639
    "titulo" => "OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA REFERENTE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO"
    "resumo" => "O ensino de Física voltado para o mecanicismo, desenvolvendo acúmulo de informações e habilidades operacionais do formalismo matemático gera dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos científicos, traduzidos em desabafos negativos. No entanto, os laboratórios didáticos, que diminuem as dificuldades de aprendizagem dos alunos, voltam a ficarem em evidência, com abordagens metodológicas diferenciadas. Por isso, apresenta-se uma análise da questão dos laboratórios didáticos nos cursos de Licenciatura em Física do PARFOR. Com isso, surgiu relatar quais as contribuições das componentes curriculares referentes aos laboratórios em um curso de Licenciatura em Física oferecido pelo PARFOR na formação dos professores de Física. Entendemos que o programa PARFOR é de extrema importância para uma ciência como a Física, além do que antes da reforma do novo ensino médio existia a carência de professores de Física para educação básica. Sendo assim nosso objetivo, nesta análise, foi investigar e discutir os benefícios que os laboratórios didáticos podem oferecer, no contexto do curso de licenciatura em Física do PARFOR. Quanto ao tipo de pesquisa esta foi de natureza qualitativa e quanto à abordagem metodológica foi um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram os cursistas e os professores formadores. Os ementários das componentes curriculares referentes aos laboratórios do curso de Licenciatura em Física, o professor pode optar por atividades experimentais em que o aluno possa atuar de forma, realmente, ativa. Diante deste contexto, deve-se procurar buscar novas formas metodológicas para o uso do laboratório didático com uma visão ampla capaz de criar um elo entre teoria e prática, almejando promover a coletividade de soluções de problemas teórico-metodológicos, com a finalidade de que os futuros professores recebam uma formação específica para que possam compartilhar seus conhecimentos com os alunos da educação básica."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID2639_TB2941_15082023110925.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:22:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MORGANA LÍGIA DE FARIAS FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "MORGANA"
    "autor_email" => "morganalff@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:33:46"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 336
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
        "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 336
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-ciencias-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "66031ec57d6c4_26032024161517.jpg"
        "timbrado" => "65b13beab3da2_24012024133346.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 212
                "edicao_id" => 336
                "codigo" => "978-85-61702-94-6"
                "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA&nbsp;(UFAL)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n
                  MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  R&Eacute;NALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 212
                "edicao_id" => 336
                "codigo" => "978-85-61702-94-6"
                "capa" => "66031ec581958_26032024161517.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBANO DE GOES SOUZA (UNIVASF)<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA&nbsp;(UFAL)<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS ANTONIO CAMILO DOS SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  GEORGIANNA SILVA DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES (UECE)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KALLINE DE ALMEIDA ALVES CARNEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARAUJO (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA BRAND&Atilde;O RODRIGUES AGUILAR (UNIVASF)<br />\r\n
                  MARIA BETANIA HERMENEGILDO DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  MORGANA L&Iacute;GIA DE FARIAS FREIRE (UEPB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  R&Eacute;NALLY MARRALY ALVES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO (UEPB)<br />\r\n
                  THIAGO FERNANDES (UFPB)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  UARISON RODRIGUES BARRETO (UNIVASF)<br />\r\n
                  VANESSA NASCIMENTO DOS SANTOS (UNIVASF)<br />\r\n
                  YSMAILYN SIQUEIRA COSTA (UNIVASF)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152702-CONEDU---ENSINO-DE-CIENCIAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:33:46"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:15:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O ensino de Física voltado para o mecanicismo, desenvolvendo acúmulo de informações e habilidades operacionais do formalismo matemático gera dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos científicos, traduzidos em desabafos negativos. No entanto, os laboratórios didáticos, que diminuem as dificuldades de aprendizagem dos alunos, voltam a ficarem em evidência, com abordagens metodológicas diferenciadas. Por isso, apresenta-se uma análise da questão dos laboratórios didáticos nos cursos de Licenciatura em Física do PARFOR. Com isso, surgiu relatar quais as contribuições das componentes curriculares referentes aos laboratórios em um curso de Licenciatura em Física oferecido pelo PARFOR na formação dos professores de Física. Entendemos que o programa PARFOR é de extrema importância para uma ciência como a Física, além do que antes da reforma do novo ensino médio existia a carência de professores de Física para educação básica. Sendo assim nosso objetivo, nesta análise, foi investigar e discutir os benefícios que os laboratórios didáticos podem oferecer, no contexto do curso de licenciatura em Física do PARFOR. Quanto ao tipo de pesquisa esta foi de natureza qualitativa e quanto à abordagem metodológica foi um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram os cursistas e os professores formadores. Os ementários das componentes curriculares referentes aos laboratórios do curso de Licenciatura em Física, o professor pode optar por atividades experimentais em que o aluno possa atuar de forma, realmente, ativa. Diante deste contexto, deve-se procurar buscar novas formas metodológicas para o uso do laboratório didático com uma visão ampla capaz de criar um elo entre teoria e prática, almejando promover a coletividade de soluções de problemas teórico-metodológicos, com a finalidade de que os futuros professores recebam uma formação específica para que possam compartilhar seus conhecimentos com os alunos da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.