O artigo aborda o uso da horta escolar como uma ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. Concentra-se nas percepções e experiências de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que participaram dessa abordagem educacional nas escolas de realização do projeto. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário elaborado no Google Forms, distribuído para 16 bolsistas do PIBID do Curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará. Os questionamentos foram agrupados em quatro categorias: Experiências com Horta Escolar, Produção de Planos de Aulas para o Ensino de Ciências, Integração da Horta Escolar e Planos de Aulas, e Impacto no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. A análise das respostas foi realizada qualitativamente. O referencial teórico do artigo incorpora diversas teorias educacionais relevantes, como: aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, a importância do conhecimento prático e sobre A teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Lev Vygotsky. Os resultados indicam que os bolsistas do PIBID conseguiram conectar suas experiências com a horta escolar aos seus conhecimentos prévios em ciências. Eles reconheceram a interdisciplinaridade da horta escolar, destacando sua capacidade de abordar temas de várias disciplinas. Além disso, os bolsistas valorizaram o conhecimento prático adquirido na horta, ressaltando sua relevância na aprendizagem. Embora tenham enfrentado desafios, eles expressaram satisfação em superá-los. Os resultados desta pesquisa têm implicações práticas para educadores e instituições de ensino que desejam implementar ou aprimorar o uso da horta escolar em suas práticas pedagógicas, contribuindo assim para a melhoria do ensino de ciências.