Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CARÊNCIA DE ESTÍMULOS PARA A INSERÇÃO ACADÊMICA NA ESCOLA: OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS EM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105169
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2879
    "inscrito_id" => 3268
    "titulo" => "A CARÊNCIA DE ESTÍMULOS PARA A INSERÇÃO ACADÊMICA NA ESCOLA: OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS EM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Neste trabalho, relatamos as experiências de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, além de analisar, a partir das observações feitas em sala de aula de uma escola do Ensino Médio, a carência na preparação dos alunos para a realização de exames e vestibulares que os insere na universidade. Nossa investigação pauta-se, tendo em vista a importância da educação como ferramenta de formação humana, com ênfase na transformação social e no exercício da liberdade de pensamento, em refletir acerca dessa carência, que tanto assola, ainda, os estudantes (Freire, 1996). Nesse sentido, observamos algumas aulas dos professores da escola e aplicamos questionários com perguntas simples e objetivas direcionadas ao corpo discente da escola, a fim de compreender melhor nossas inquietações acerca da carência de informações voltadas ao Nível Superior que afeta a maioria dos estudantes. De maneira prática, indagamos e ouvimos alguns alunos sobre a inserção no meio acadêmico, e muito nos impactou o desconhecimento acerca dos meios de inserção, como o ENEM e o vestibular da UECE. Ao analisar os resultados, observamos que os alunos possuíam contato escasso com orientações dos possíveis procedimentos que os vestibulandos devem realizar. Assim, por não conhecerem exames e vestibulares que proporcionam a entrada na universidade, os alunos da escola apresentam baixas perspectivas de futuro e melhoria da situação de vulnerabilidade. Por fim, podemos dizer que a experiência foi produtiva, uma vez que permitiu que tivéssemos um contato prévio com o ambiente de ensino, além de usarmos dessa prática para entender e sentir a escola. Mas, há necessidade de se oferecer maiores estímulos aos discentes por parte da equipe pedagógica da escola, visando a melhoria da qualidade de vida dos jovens através do ensino superior."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3268_TB2879_09102023212542.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELE SENA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELE"
    "autor_email" => "rafaelesena@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105169
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2879
    "inscrito_id" => 3268
    "titulo" => "A CARÊNCIA DE ESTÍMULOS PARA A INSERÇÃO ACADÊMICA NA ESCOLA: OBSERVAÇÕES DE PRÁTICAS EM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Neste trabalho, relatamos as experiências de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, além de analisar, a partir das observações feitas em sala de aula de uma escola do Ensino Médio, a carência na preparação dos alunos para a realização de exames e vestibulares que os insere na universidade. Nossa investigação pauta-se, tendo em vista a importância da educação como ferramenta de formação humana, com ênfase na transformação social e no exercício da liberdade de pensamento, em refletir acerca dessa carência, que tanto assola, ainda, os estudantes (Freire, 1996). Nesse sentido, observamos algumas aulas dos professores da escola e aplicamos questionários com perguntas simples e objetivas direcionadas ao corpo discente da escola, a fim de compreender melhor nossas inquietações acerca da carência de informações voltadas ao Nível Superior que afeta a maioria dos estudantes. De maneira prática, indagamos e ouvimos alguns alunos sobre a inserção no meio acadêmico, e muito nos impactou o desconhecimento acerca dos meios de inserção, como o ENEM e o vestibular da UECE. Ao analisar os resultados, observamos que os alunos possuíam contato escasso com orientações dos possíveis procedimentos que os vestibulandos devem realizar. Assim, por não conhecerem exames e vestibulares que proporcionam a entrada na universidade, os alunos da escola apresentam baixas perspectivas de futuro e melhoria da situação de vulnerabilidade. Por fim, podemos dizer que a experiência foi produtiva, uma vez que permitiu que tivéssemos um contato prévio com o ambiente de ensino, além de usarmos dessa prática para entender e sentir a escola. Mas, há necessidade de se oferecer maiores estímulos aos discentes por parte da equipe pedagógica da escola, visando a melhoria da qualidade de vida dos jovens através do ensino superior."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3268_TB2879_09102023212542.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELE SENA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELE"
    "autor_email" => "rafaelesena@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Neste trabalho, relatamos as experiências de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, além de analisar, a partir das observações feitas em sala de aula de uma escola do Ensino Médio, a carência na preparação dos alunos para a realização de exames e vestibulares que os insere na universidade. Nossa investigação pauta-se, tendo em vista a importância da educação como ferramenta de formação humana, com ênfase na transformação social e no exercício da liberdade de pensamento, em refletir acerca dessa carência, que tanto assola, ainda, os estudantes (Freire, 1996). Nesse sentido, observamos algumas aulas dos professores da escola e aplicamos questionários com perguntas simples e objetivas direcionadas ao corpo discente da escola, a fim de compreender melhor nossas inquietações acerca da carência de informações voltadas ao Nível Superior que afeta a maioria dos estudantes. De maneira prática, indagamos e ouvimos alguns alunos sobre a inserção no meio acadêmico, e muito nos impactou o desconhecimento acerca dos meios de inserção, como o ENEM e o vestibular da UECE. Ao analisar os resultados, observamos que os alunos possuíam contato escasso com orientações dos possíveis procedimentos que os vestibulandos devem realizar. Assim, por não conhecerem exames e vestibulares que proporcionam a entrada na universidade, os alunos da escola apresentam baixas perspectivas de futuro e melhoria da situação de vulnerabilidade. Por fim, podemos dizer que a experiência foi produtiva, uma vez que permitiu que tivéssemos um contato prévio com o ambiente de ensino, além de usarmos dessa prática para entender e sentir a escola. Mas, há necessidade de se oferecer maiores estímulos aos discentes por parte da equipe pedagógica da escola, visando a melhoria da qualidade de vida dos jovens através do ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.