Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE AS ATIVIDADES DO PRIMEIRO MÓDULO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103042
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 1264
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE AS ATIVIDADES DO PRIMEIRO MÓDULO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica busca estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. O presente estudo aborda a vivência e, então, as percepções de 10 licenciandos em Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), Universidade Estadual do Ceará (UECE), participantes do primeiro módulo do Programa, tendo por objetivo questioná-los acerca de suas experiências na docência e as contribuições delas em sua formação inicial. Essa é uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, e para alcançar os resultados apresentados, foram coletados dados por meio de um questionário eletrônico aplicado aos sujeitos, assim como pela análise documental dos diários de campo deles, dados atinentes a um trabalho ocorrido entre os meses de outubro de 2022 e março de 2023. Os resultados correspondem às suas atuações no Programa junto a três comunidades escolares de natureza distinta, situadas no município de Limoeiro do Norte-CE, a saber: EEEP Lúcia Baltazar Costa (Profissional), EEM Lauro Rebouças de Oliveira (Regular) e EEEMTI Arsênio Ferreira Maia (Tempo Integral). De modo geral, conclui-se que a imersão deles na profissão docente promoveu confiança em atuar como professores em sala de aula, além do compromisso profissional e aquisição de habilidades por meio de planejamentos pedagógicos e do convívio com a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1264_TB434_17112023160658.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA GOMES ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "gomes.rocha@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103042
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 1264
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE AS ATIVIDADES DO PRIMEIRO MÓDULO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica busca estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. O presente estudo aborda a vivência e, então, as percepções de 10 licenciandos em Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), Universidade Estadual do Ceará (UECE), participantes do primeiro módulo do Programa, tendo por objetivo questioná-los acerca de suas experiências na docência e as contribuições delas em sua formação inicial. Essa é uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, e para alcançar os resultados apresentados, foram coletados dados por meio de um questionário eletrônico aplicado aos sujeitos, assim como pela análise documental dos diários de campo deles, dados atinentes a um trabalho ocorrido entre os meses de outubro de 2022 e março de 2023. Os resultados correspondem às suas atuações no Programa junto a três comunidades escolares de natureza distinta, situadas no município de Limoeiro do Norte-CE, a saber: EEEP Lúcia Baltazar Costa (Profissional), EEM Lauro Rebouças de Oliveira (Regular) e EEEMTI Arsênio Ferreira Maia (Tempo Integral). De modo geral, conclui-se que a imersão deles na profissão docente promoveu confiança em atuar como professores em sala de aula, além do compromisso profissional e aquisição de habilidades por meio de planejamentos pedagógicos e do convívio com a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1264_TB434_17112023160658.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA GOMES ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "gomes.rocha@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa Residência Pedagógica busca estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. O presente estudo aborda a vivência e, então, as percepções de 10 licenciandos em Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), Universidade Estadual do Ceará (UECE), participantes do primeiro módulo do Programa, tendo por objetivo questioná-los acerca de suas experiências na docência e as contribuições delas em sua formação inicial. Essa é uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, e para alcançar os resultados apresentados, foram coletados dados por meio de um questionário eletrônico aplicado aos sujeitos, assim como pela análise documental dos diários de campo deles, dados atinentes a um trabalho ocorrido entre os meses de outubro de 2022 e março de 2023. Os resultados correspondem às suas atuações no Programa junto a três comunidades escolares de natureza distinta, situadas no município de Limoeiro do Norte-CE, a saber: EEEP Lúcia Baltazar Costa (Profissional), EEM Lauro Rebouças de Oliveira (Regular) e EEEMTI Arsênio Ferreira Maia (Tempo Integral). De modo geral, conclui-se que a imersão deles na profissão docente promoveu confiança em atuar como professores em sala de aula, além do compromisso profissional e aquisição de habilidades por meio de planejamentos pedagógicos e do convívio com a comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.