Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS DO FUNDAMENTAL/ ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESPECIALIZADA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105034
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2726
    "inscrito_id" => 9459
    "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS DO FUNDAMENTAL/ ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESPECIALIZADA"
    "resumo" => "Este resumo apresenta as bases do nosso relato de experiência no qual foi feito por meio do subprojeto “práticas literárias para alunos surdos” na Unidade especializada Astério de Campos, localizada na cidade de Belém, capital do Pará, com o objetivo de analisar o desenvolvimento do ensino da Libras (como L1) e da língua portuguesa escrita (como L2). A análise foi feita no decorrer de nosso estágio acompanhando as séries iniciais, durante esse período observamos a relação ensino-aprendizagem juntamente com as dificuldades nas quais são presentes na escola. A análise perpassa pela didática, que muitas vezes é individual para cada aluno, pelos meios de ensino e pelo desempenho do aluno com a atividade e explicação. No relato foi concluído que as crianças com surdez, que na maioria das vezes, possuem outras singularidades, apresentam maneiras próprias de aprendizagem ."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9459_TB2726_20112023215004.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMYNA ASSUNÇÃO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "EMYNA"
    "autor_email" => "emynaassuncao00@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105034
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2726
    "inscrito_id" => 9459
    "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS DO FUNDAMENTAL/ ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESPECIALIZADA"
    "resumo" => "Este resumo apresenta as bases do nosso relato de experiência no qual foi feito por meio do subprojeto “práticas literárias para alunos surdos” na Unidade especializada Astério de Campos, localizada na cidade de Belém, capital do Pará, com o objetivo de analisar o desenvolvimento do ensino da Libras (como L1) e da língua portuguesa escrita (como L2). A análise foi feita no decorrer de nosso estágio acompanhando as séries iniciais, durante esse período observamos a relação ensino-aprendizagem juntamente com as dificuldades nas quais são presentes na escola. A análise perpassa pela didática, que muitas vezes é individual para cada aluno, pelos meios de ensino e pelo desempenho do aluno com a atividade e explicação. No relato foi concluído que as crianças com surdez, que na maioria das vezes, possuem outras singularidades, apresentam maneiras próprias de aprendizagem ."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9459_TB2726_20112023215004.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMYNA ASSUNÇÃO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "EMYNA"
    "autor_email" => "emynaassuncao00@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este resumo apresenta as bases do nosso relato de experiência no qual foi feito por meio do subprojeto “práticas literárias para alunos surdos” na Unidade especializada Astério de Campos, localizada na cidade de Belém, capital do Pará, com o objetivo de analisar o desenvolvimento do ensino da Libras (como L1) e da língua portuguesa escrita (como L2). A análise foi feita no decorrer de nosso estágio acompanhando as séries iniciais, durante esse período observamos a relação ensino-aprendizagem juntamente com as dificuldades nas quais são presentes na escola. A análise perpassa pela didática, que muitas vezes é individual para cada aluno, pelos meios de ensino e pelo desempenho do aluno com a atividade e explicação. No relato foi concluído que as crianças com surdez, que na maioria das vezes, possuem outras singularidades, apresentam maneiras próprias de aprendizagem .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.