Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PSICOLOGIA DAS CORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PROJETO PIBID EM ARTES

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103398
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 846
    "inscrito_id" => 6536
    "titulo" => "PSICOLOGIA DAS CORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PROJETO PIBID EM ARTES"
    "resumo" => "O presente artigo destaca a implementação de um projeto dentro do contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo é fomentar debates e reflexões sobre práticas de ensino por meio da experiência adquirida nas escolas. Nesse contexto, acadêmicas do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) conduziram uma oficina sobre "Psicologia das Cores" para turmas do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila. O artigo relata a colaboração inicial entre as acadêmicas e a professora supervisora, envolvendo a familiarização com horários de aulas, currículo e percepções da docente sobre as turmas. A observação em sala de aula, registrada em diários de bordo, permitiu a análise das metodologias de ensino da professora, conteúdos ministrados e disciplinas dos alunos. Com base nas observações, as acadêmicas estabeleceram um vínculo com as turmas e compreenderam melhor as dinâmicas e interesses de cada uma. A seleção da temática "Psicologia das Cores" para a oficina foi embasada nos interesses e habilidades observados. O título da oficina, "A Psicologia das Cores na Produção Artística e no Marketing", reflete a abordagem que busca explorar o impacto das cores tanto na expressão artística quanto nas estratégias de marketing. A oficina abrangeu não apenas a teoria das cores, mas também seu papel no marketing e no cinema, destacando as paletas cromáticas usadas nos filmes de Tim Burton como um estudo de caso."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6536_TB846_31082023122846.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILE SANDRINO"
    "autor_nome_curto" => "CAMILE"
    "autor_email" => "camiisandrino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103398
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 846
    "inscrito_id" => 6536
    "titulo" => "PSICOLOGIA DAS CORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PROJETO PIBID EM ARTES"
    "resumo" => "O presente artigo destaca a implementação de um projeto dentro do contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo é fomentar debates e reflexões sobre práticas de ensino por meio da experiência adquirida nas escolas. Nesse contexto, acadêmicas do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) conduziram uma oficina sobre "Psicologia das Cores" para turmas do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila. O artigo relata a colaboração inicial entre as acadêmicas e a professora supervisora, envolvendo a familiarização com horários de aulas, currículo e percepções da docente sobre as turmas. A observação em sala de aula, registrada em diários de bordo, permitiu a análise das metodologias de ensino da professora, conteúdos ministrados e disciplinas dos alunos. Com base nas observações, as acadêmicas estabeleceram um vínculo com as turmas e compreenderam melhor as dinâmicas e interesses de cada uma. A seleção da temática "Psicologia das Cores" para a oficina foi embasada nos interesses e habilidades observados. O título da oficina, "A Psicologia das Cores na Produção Artística e no Marketing", reflete a abordagem que busca explorar o impacto das cores tanto na expressão artística quanto nas estratégias de marketing. A oficina abrangeu não apenas a teoria das cores, mas também seu papel no marketing e no cinema, destacando as paletas cromáticas usadas nos filmes de Tim Burton como um estudo de caso."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6536_TB846_31082023122846.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILE SANDRINO"
    "autor_nome_curto" => "CAMILE"
    "autor_email" => "camiisandrino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente artigo destaca a implementação de um projeto dentro do contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo é fomentar debates e reflexões sobre práticas de ensino por meio da experiência adquirida nas escolas. Nesse contexto, acadêmicas do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) conduziram uma oficina sobre "Psicologia das Cores" para turmas do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila. O artigo relata a colaboração inicial entre as acadêmicas e a professora supervisora, envolvendo a familiarização com horários de aulas, currículo e percepções da docente sobre as turmas. A observação em sala de aula, registrada em diários de bordo, permitiu a análise das metodologias de ensino da professora, conteúdos ministrados e disciplinas dos alunos. Com base nas observações, as acadêmicas estabeleceram um vínculo com as turmas e compreenderam melhor as dinâmicas e interesses de cada uma. A seleção da temática "Psicologia das Cores" para a oficina foi embasada nos interesses e habilidades observados. O título da oficina, "A Psicologia das Cores na Produção Artística e no Marketing", reflete a abordagem que busca explorar o impacto das cores tanto na expressão artística quanto nas estratégias de marketing. A oficina abrangeu não apenas a teoria das cores, mas também seu papel no marketing e no cinema, destacando as paletas cromáticas usadas nos filmes de Tim Burton como um estudo de caso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.