Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO DE ONDAS COM ELEMENTOS DO COTIDIANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO PIBID/FÍSICA.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104979
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2664
    "inscrito_id" => 8334
    "titulo" => "O ENSINO DE ONDAS COM ELEMENTOS DO COTIDIANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO PIBID/FÍSICA."
    "resumo" => "O relato descreve a implementação de uma estratégia educacional durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física, com o objetivo de ajudar os alunos a compreender melhor os conceitos de física e sua relevância no cotidiano. A estratégia incluiu a introdução de conteúdos de ondas de forma simplificada, com exemplos práticos relacionados ao cotidiano dos estudantes. Foram utilizados recursos como apresentações em slides, vídeos de experimentos e questionamentos para estimular a participação dos alunos. A importância de considerar o conhecimento prévio dos alunos e conectar os conceitos abstratos da física com suas experiências diárias. A abordagem é influenciada pela metodologia de Gaston Bachelard, que enfatiza a desconstrução do conhecimento prévio como um passo importante para a aprendizagem sólida. A "Imaginação Científica" de Bachelard também é mencionada como fundamental para a visualização de conceitos abstratos. Os resultados mostram uma melhoria na motivação, participação e compreensão dos alunos, sugerindo que a conexão de conteúdo de física com situações do cotidiano pode ser uma abordagem eficaz para o ensino. Concluindo que a continuidade desse tipo de abordagem poderia ser benéfica para manter os alunos engajados e atribuir um significado mais amplo às aulas de física."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8334_TB2664_20112023181801.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEFANY BAVAROSKI"
    "autor_nome_curto" => "STEFANY"
    "autor_email" => "stefanybavaroski@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104979
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2664
    "inscrito_id" => 8334
    "titulo" => "O ENSINO DE ONDAS COM ELEMENTOS DO COTIDIANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO PIBID/FÍSICA."
    "resumo" => "O relato descreve a implementação de uma estratégia educacional durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física, com o objetivo de ajudar os alunos a compreender melhor os conceitos de física e sua relevância no cotidiano. A estratégia incluiu a introdução de conteúdos de ondas de forma simplificada, com exemplos práticos relacionados ao cotidiano dos estudantes. Foram utilizados recursos como apresentações em slides, vídeos de experimentos e questionamentos para estimular a participação dos alunos. A importância de considerar o conhecimento prévio dos alunos e conectar os conceitos abstratos da física com suas experiências diárias. A abordagem é influenciada pela metodologia de Gaston Bachelard, que enfatiza a desconstrução do conhecimento prévio como um passo importante para a aprendizagem sólida. A "Imaginação Científica" de Bachelard também é mencionada como fundamental para a visualização de conceitos abstratos. Os resultados mostram uma melhoria na motivação, participação e compreensão dos alunos, sugerindo que a conexão de conteúdo de física com situações do cotidiano pode ser uma abordagem eficaz para o ensino. Concluindo que a continuidade desse tipo de abordagem poderia ser benéfica para manter os alunos engajados e atribuir um significado mais amplo às aulas de física."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8334_TB2664_20112023181801.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEFANY BAVAROSKI"
    "autor_nome_curto" => "STEFANY"
    "autor_email" => "stefanybavaroski@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O relato descreve a implementação de uma estratégia educacional durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física, com o objetivo de ajudar os alunos a compreender melhor os conceitos de física e sua relevância no cotidiano. A estratégia incluiu a introdução de conteúdos de ondas de forma simplificada, com exemplos práticos relacionados ao cotidiano dos estudantes. Foram utilizados recursos como apresentações em slides, vídeos de experimentos e questionamentos para estimular a participação dos alunos. A importância de considerar o conhecimento prévio dos alunos e conectar os conceitos abstratos da física com suas experiências diárias. A abordagem é influenciada pela metodologia de Gaston Bachelard, que enfatiza a desconstrução do conhecimento prévio como um passo importante para a aprendizagem sólida. A "Imaginação Científica" de Bachelard também é mencionada como fundamental para a visualização de conceitos abstratos. Os resultados mostram uma melhoria na motivação, participação e compreensão dos alunos, sugerindo que a conexão de conteúdo de física com situações do cotidiano pode ser uma abordagem eficaz para o ensino. Concluindo que a continuidade desse tipo de abordagem poderia ser benéfica para manter os alunos engajados e atribuir um significado mais amplo às aulas de física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.