Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O CHATGPT COMO INSTRUMENTO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE QUIMICA NO ENSINO MEDIO REFLEXÕES A PARTIR DA QUÍMICA VERDE (QV)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104920
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2598
    "inscrito_id" => 7567
    "titulo" => "O CHATGPT COMO INSTRUMENTO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE QUIMICA NO ENSINO MEDIO REFLEXÕES A PARTIR DA QUÍMICA VERDE (QV)"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é um campo de prática e estudo, sendo imprescindível na formação educacional dos cidadãos, haja vista, que possibilita a compreensão/entendimento das questões ambientais. Desse modo, a inserção da EA no ensino básico é regulamentada por leis que estabelecem as diretrizes. Ademais, convém pontuar que, sendo a EA um dever por parte das instituições de ensino, logo, a incorporação de ferramentas que fortaleçam a sua inserção no âmbito metodológico é indispensável nas salas de aula. Isso inclui, portanto, ferramentas a base de inteligência artificial (IA). Além disso, como essa inserção deve estar presente em todos os níveis, os professores de química no ensino médio devem, por conseguinte, desenvolver formas metodológicas em suas aulas, estabelecendo relação com tal temática. Posto isso, o presente trabalho apresenta, como objetivo geral, demonstrar como o ChatGPT pode servir de instrumento para a inserção da educação ambiental nas aulas de química do ensino médio, a partir dos princípios da Química Verde (QV). Assim sendo, analisou-se documentos normativos referente a EA e do Ensino de Química no ensino médio — fontes bibliográficas, possibilitando uma análise crítica acerca da temática. Portanto, através de tal análise recorreu-se ao próprio ChatGPT para listar formas metodológicas que podem ser incorporadas a aulas de química com a temática voltada para a QV."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7567_TB2598_08102023215101.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONILTON SANTOS SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "RONILTON"
    "autor_email" => "roniltonsantana744@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104920
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2598
    "inscrito_id" => 7567
    "titulo" => "O CHATGPT COMO INSTRUMENTO PARA A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE QUIMICA NO ENSINO MEDIO REFLEXÕES A PARTIR DA QUÍMICA VERDE (QV)"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é um campo de prática e estudo, sendo imprescindível na formação educacional dos cidadãos, haja vista, que possibilita a compreensão/entendimento das questões ambientais. Desse modo, a inserção da EA no ensino básico é regulamentada por leis que estabelecem as diretrizes. Ademais, convém pontuar que, sendo a EA um dever por parte das instituições de ensino, logo, a incorporação de ferramentas que fortaleçam a sua inserção no âmbito metodológico é indispensável nas salas de aula. Isso inclui, portanto, ferramentas a base de inteligência artificial (IA). Além disso, como essa inserção deve estar presente em todos os níveis, os professores de química no ensino médio devem, por conseguinte, desenvolver formas metodológicas em suas aulas, estabelecendo relação com tal temática. Posto isso, o presente trabalho apresenta, como objetivo geral, demonstrar como o ChatGPT pode servir de instrumento para a inserção da educação ambiental nas aulas de química do ensino médio, a partir dos princípios da Química Verde (QV). Assim sendo, analisou-se documentos normativos referente a EA e do Ensino de Química no ensino médio — fontes bibliográficas, possibilitando uma análise crítica acerca da temática. Portanto, através de tal análise recorreu-se ao próprio ChatGPT para listar formas metodológicas que podem ser incorporadas a aulas de química com a temática voltada para a QV."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7567_TB2598_08102023215101.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONILTON SANTOS SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "RONILTON"
    "autor_email" => "roniltonsantana744@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é um campo de prática e estudo, sendo imprescindível na formação educacional dos cidadãos, haja vista, que possibilita a compreensão/entendimento das questões ambientais. Desse modo, a inserção da EA no ensino básico é regulamentada por leis que estabelecem as diretrizes. Ademais, convém pontuar que, sendo a EA um dever por parte das instituições de ensino, logo, a incorporação de ferramentas que fortaleçam a sua inserção no âmbito metodológico é indispensável nas salas de aula. Isso inclui, portanto, ferramentas a base de inteligência artificial (IA). Além disso, como essa inserção deve estar presente em todos os níveis, os professores de química no ensino médio devem, por conseguinte, desenvolver formas metodológicas em suas aulas, estabelecendo relação com tal temática. Posto isso, o presente trabalho apresenta, como objetivo geral, demonstrar como o ChatGPT pode servir de instrumento para a inserção da educação ambiental nas aulas de química do ensino médio, a partir dos princípios da Química Verde (QV). Assim sendo, analisou-se documentos normativos referente a EA e do Ensino de Química no ensino médio — fontes bibliográficas, possibilitando uma análise crítica acerca da temática. Portanto, através de tal análise recorreu-se ao próprio ChatGPT para listar formas metodológicas que podem ser incorporadas a aulas de química com a temática voltada para a QV.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.