Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TORNAR-SE PROFESSOR: A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA A PARTIR DE UM ESTUDO NARRATIVO PRELIMINAR

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104315
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1919
    "inscrito_id" => 4516
    "titulo" => "TORNAR-SE PROFESSOR: A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA A PARTIR DE UM ESTUDO NARRATIVO PRELIMINAR"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar como a observação e participação ativas na escola, por meio do Programa Residência Pedagógica, podem contribuir para a formação docente. A pesquisa foi realizada com residentes participantes de um núcleo de Química de uma Universidade Pública localizada na cidade de Niterói/RJ, que escreveram sobre suas experiências vivenciadas na Residência Pedagógica em um Diário de Bordo. O trabalho se enquadra na perspectiva de pesquisa qualitativa, cuja abordagem utilizada foi a pesquisa narrativa sociocultural, pautada nos pressupostos de Rosseto e Bolzan (2019). Além disso, as narrativas elaboradas sobre a experiência vivenciada foram tratadas à luz de Jorge Larrosa (2002), que compreende a educação a partir do par “experiência e sentido”. Os resultados indicam que a observação e participação ativas na escola, aliadas à reflexão e escrita da experiência, podem contribuir significativamente para a formação docente. Os residentes relataram que a Residência Pedagógica proporcionou um espaço de aprendizagem e troca de experiências, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a prática docente. A abordagem afetiva foi um tema recorrente nas narrativas e foi destacada como um aspecto importante na formação docente, pois permite que o professor reflita sobre suas emoções e sentimentos em relação à prática pedagógica, o que pode contribuir para uma educação mais libertadora, justa e solidária em acordo com a pedagogia freiriana. Em suma, a pesquisa evidencia a importância da observação e participação ativas na escola, aliadas à reflexão e escrita da experiência, para a formação docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4516_TB1919_20112023120736.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME PEREIRA WAACK"
    "autor_nome_curto" => "Guilherme Waack"
    "autor_email" => "gwaack@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104315
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1919
    "inscrito_id" => 4516
    "titulo" => "TORNAR-SE PROFESSOR: A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA A PARTIR DE UM ESTUDO NARRATIVO PRELIMINAR"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar como a observação e participação ativas na escola, por meio do Programa Residência Pedagógica, podem contribuir para a formação docente. A pesquisa foi realizada com residentes participantes de um núcleo de Química de uma Universidade Pública localizada na cidade de Niterói/RJ, que escreveram sobre suas experiências vivenciadas na Residência Pedagógica em um Diário de Bordo. O trabalho se enquadra na perspectiva de pesquisa qualitativa, cuja abordagem utilizada foi a pesquisa narrativa sociocultural, pautada nos pressupostos de Rosseto e Bolzan (2019). Além disso, as narrativas elaboradas sobre a experiência vivenciada foram tratadas à luz de Jorge Larrosa (2002), que compreende a educação a partir do par “experiência e sentido”. Os resultados indicam que a observação e participação ativas na escola, aliadas à reflexão e escrita da experiência, podem contribuir significativamente para a formação docente. Os residentes relataram que a Residência Pedagógica proporcionou um espaço de aprendizagem e troca de experiências, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a prática docente. A abordagem afetiva foi um tema recorrente nas narrativas e foi destacada como um aspecto importante na formação docente, pois permite que o professor reflita sobre suas emoções e sentimentos em relação à prática pedagógica, o que pode contribuir para uma educação mais libertadora, justa e solidária em acordo com a pedagogia freiriana. Em suma, a pesquisa evidencia a importância da observação e participação ativas na escola, aliadas à reflexão e escrita da experiência, para a formação docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4516_TB1919_20112023120736.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME PEREIRA WAACK"
    "autor_nome_curto" => "Guilherme Waack"
    "autor_email" => "gwaack@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a observação e participação ativas na escola, por meio do Programa Residência Pedagógica, podem contribuir para a formação docente. A pesquisa foi realizada com residentes participantes de um núcleo de Química de uma Universidade Pública localizada na cidade de Niterói/RJ, que escreveram sobre suas experiências vivenciadas na Residência Pedagógica em um Diário de Bordo. O trabalho se enquadra na perspectiva de pesquisa qualitativa, cuja abordagem utilizada foi a pesquisa narrativa sociocultural, pautada nos pressupostos de Rosseto e Bolzan (2019). Além disso, as narrativas elaboradas sobre a experiência vivenciada foram tratadas à luz de Jorge Larrosa (2002), que compreende a educação a partir do par “experiência e sentido”. Os resultados indicam que a observação e participação ativas na escola, aliadas à reflexão e escrita da experiência, podem contribuir significativamente para a formação docente. Os residentes relataram que a Residência Pedagógica proporcionou um espaço de aprendizagem e troca de experiências, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a prática docente. A abordagem afetiva foi um tema recorrente nas narrativas e foi destacada como um aspecto importante na formação docente, pois permite que o professor reflita sobre suas emoções e sentimentos em relação à prática pedagógica, o que pode contribuir para uma educação mais libertadora, justa e solidária em acordo com a pedagogia freiriana. Em suma, a pesquisa evidencia a importância da observação e participação ativas na escola, aliadas à reflexão e escrita da experiência, para a formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.