Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRP COMO POSSIBILIDADE DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104766
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2422
    "inscrito_id" => 5903
    "titulo" => "PRP COMO POSSIBILIDADE DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo compreender as potencialidades e fragilidades do Programa de Residência Pedagógica na constituição da identidade profissional de uma acadêmica do quarto ano do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do noroeste do estado do Paraná, por meio de um relato de experiência. Para tanto realizou-se de observações, participações e regências em quatro turmas do ensino médio de um Colégio Estadual da Universidade do Paraná, bem como contou com a as experiências vividas por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física. Como resultado, constatou-se que o PRP, apresenta-se como uma possibilidade de promover uma imersão no campo de atuação a qual pode vir a tecer reflexões sobre a ação docente, promovendo uma constituição da identidade docente baseada em valores e saberes necessários para a atuação no campo escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5903_TB2422_20112023185733.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIANI CORDEIRO DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "LIGIANI"
    "autor_email" => "ligianicordeiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104766
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2422
    "inscrito_id" => 5903
    "titulo" => "PRP COMO POSSIBILIDADE DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo compreender as potencialidades e fragilidades do Programa de Residência Pedagógica na constituição da identidade profissional de uma acadêmica do quarto ano do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do noroeste do estado do Paraná, por meio de um relato de experiência. Para tanto realizou-se de observações, participações e regências em quatro turmas do ensino médio de um Colégio Estadual da Universidade do Paraná, bem como contou com a as experiências vividas por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física. Como resultado, constatou-se que o PRP, apresenta-se como uma possibilidade de promover uma imersão no campo de atuação a qual pode vir a tecer reflexões sobre a ação docente, promovendo uma constituição da identidade docente baseada em valores e saberes necessários para a atuação no campo escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5903_TB2422_20112023185733.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIANI CORDEIRO DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "LIGIANI"
    "autor_email" => "ligianicordeiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender as potencialidades e fragilidades do Programa de Residência Pedagógica na constituição da identidade profissional de uma acadêmica do quarto ano do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do noroeste do estado do Paraná, por meio de um relato de experiência. Para tanto realizou-se de observações, participações e regências em quatro turmas do ensino médio de um Colégio Estadual da Universidade do Paraná, bem como contou com a as experiências vividas por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física. Como resultado, constatou-se que o PRP, apresenta-se como uma possibilidade de promover uma imersão no campo de atuação a qual pode vir a tecer reflexões sobre a ação docente, promovendo uma constituição da identidade docente baseada em valores e saberes necessários para a atuação no campo escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.