Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA MAIOR INTERATIVIDADE E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104686
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2331
    "inscrito_id" => 1918
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA MAIOR INTERATIVIDADE E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo relatar algumas vivências e estratégias utilizadas como residente no Subprojeto Matemática do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As atividades foram realizadas no Colégio Estadual Raymundo de Almeida Gouveia, localizado no município de Salvador-BA. Aqui elenco a importância dos programas de formação docente, exemplo do PRP, para o licenciando e o papel como veículo fundamental para reduzir o abismo existente entre as duas faces de ensino da matemática, Matemática Científica e Matemática Escolar. Relatando as percepções, possíveis estratégias e resultados com a prática de metodologias ativas envolvendo a utilização de modelos concretos no ensino da matemática em escolas públicas, visando gerar maior engajamento e aceitação por parte dos discentes, que ao se depararem com a disciplina de maneira lúdica, motivadora e atrativa, conseguem reduzir as barreiras que os impedem de exercer uma matemática crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID1918_TB2331_07102023103523.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCCA COUTO DE CARVALHO FRAGA"
    "autor_nome_curto" => "LUCCA"
    "autor_email" => "lucca.couto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104686
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2331
    "inscrito_id" => 1918
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA MAIOR INTERATIVIDADE E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo relatar algumas vivências e estratégias utilizadas como residente no Subprojeto Matemática do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As atividades foram realizadas no Colégio Estadual Raymundo de Almeida Gouveia, localizado no município de Salvador-BA. Aqui elenco a importância dos programas de formação docente, exemplo do PRP, para o licenciando e o papel como veículo fundamental para reduzir o abismo existente entre as duas faces de ensino da matemática, Matemática Científica e Matemática Escolar. Relatando as percepções, possíveis estratégias e resultados com a prática de metodologias ativas envolvendo a utilização de modelos concretos no ensino da matemática em escolas públicas, visando gerar maior engajamento e aceitação por parte dos discentes, que ao se depararem com a disciplina de maneira lúdica, motivadora e atrativa, conseguem reduzir as barreiras que os impedem de exercer uma matemática crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID1918_TB2331_07102023103523.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCCA COUTO DE CARVALHO FRAGA"
    "autor_nome_curto" => "LUCCA"
    "autor_email" => "lucca.couto@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar algumas vivências e estratégias utilizadas como residente no Subprojeto Matemática do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As atividades foram realizadas no Colégio Estadual Raymundo de Almeida Gouveia, localizado no município de Salvador-BA. Aqui elenco a importância dos programas de formação docente, exemplo do PRP, para o licenciando e o papel como veículo fundamental para reduzir o abismo existente entre as duas faces de ensino da matemática, Matemática Científica e Matemática Escolar. Relatando as percepções, possíveis estratégias e resultados com a prática de metodologias ativas envolvendo a utilização de modelos concretos no ensino da matemática em escolas públicas, visando gerar maior engajamento e aceitação por parte dos discentes, que ao se depararem com a disciplina de maneira lúdica, motivadora e atrativa, conseguem reduzir as barreiras que os impedem de exercer uma matemática crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.