Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PIBID/ EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULOS E DIFERENÇAS: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104633
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2271
    "inscrito_id" => 7102
    "titulo" => "O PIBID/ EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULOS E DIFERENÇAS: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS"
    "resumo" => "Ao longo de seu percurso histórico, a Educação Física escolar foi alvo de diferentes discussões sobre seus objetivos e contribuições. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo compreender a importância do currículo plural no âmbito da Educação Física escolar, buscando por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) possibilitar instrumentos para construir uma educação pública de qualidade, preocupada com a formação de alunos-cidadãos com pensamento crítico, capazes de compreender, ler e atuar de maneira ativa e autônoma no mundo.A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e baseia-se na pesquisa de artigos acadêmicos, que possibilita tecer reflexões amplas sobre a realidade apresentada. Segundo Prodanov e Freitas (2013), a pesquisa qualitativa apresenta os resultados através de percepções e análises. Isto é, ela descreve a complexidade do problema e a interação de variáveis. Em outras palavras, permite, por análises mais subjetivas, interpretar aspectos imateriais, como opiniões, intenções, sensações, pensamentos, comportamentos e sentimentos. Para dar conta das questões supracitadas, recorremos a artigos e livros publicados entre os anos de 2007 e 2023. Utilizaram-se como triagem as palavras-chave: estudos culturais, PIBID, Currículo Cultural e Educação Física na base de busca Google Acadêmico. Após busca, 32 artigos apresentaram relações com a temática do estudo. Contudo, após leitura dos resumos, identificamos 4 artigos sobre o tema, os quais foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa"
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7102_TB2271_06102023163243.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA CAROLINA MOREIRA OTAVIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "annacrmss@ufrrj.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104633
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2271
    "inscrito_id" => 7102
    "titulo" => "O PIBID/ EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULOS E DIFERENÇAS: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS"
    "resumo" => "Ao longo de seu percurso histórico, a Educação Física escolar foi alvo de diferentes discussões sobre seus objetivos e contribuições. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo compreender a importância do currículo plural no âmbito da Educação Física escolar, buscando por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) possibilitar instrumentos para construir uma educação pública de qualidade, preocupada com a formação de alunos-cidadãos com pensamento crítico, capazes de compreender, ler e atuar de maneira ativa e autônoma no mundo.A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e baseia-se na pesquisa de artigos acadêmicos, que possibilita tecer reflexões amplas sobre a realidade apresentada. Segundo Prodanov e Freitas (2013), a pesquisa qualitativa apresenta os resultados através de percepções e análises. Isto é, ela descreve a complexidade do problema e a interação de variáveis. Em outras palavras, permite, por análises mais subjetivas, interpretar aspectos imateriais, como opiniões, intenções, sensações, pensamentos, comportamentos e sentimentos. Para dar conta das questões supracitadas, recorremos a artigos e livros publicados entre os anos de 2007 e 2023. Utilizaram-se como triagem as palavras-chave: estudos culturais, PIBID, Currículo Cultural e Educação Física na base de busca Google Acadêmico. Após busca, 32 artigos apresentaram relações com a temática do estudo. Contudo, após leitura dos resumos, identificamos 4 artigos sobre o tema, os quais foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa"
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7102_TB2271_06102023163243.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA CAROLINA MOREIRA OTAVIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANNA"
    "autor_email" => "annacrmss@ufrrj.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Ao longo de seu percurso histórico, a Educação Física escolar foi alvo de diferentes discussões sobre seus objetivos e contribuições. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo compreender a importância do currículo plural no âmbito da Educação Física escolar, buscando por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) possibilitar instrumentos para construir uma educação pública de qualidade, preocupada com a formação de alunos-cidadãos com pensamento crítico, capazes de compreender, ler e atuar de maneira ativa e autônoma no mundo.A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e baseia-se na pesquisa de artigos acadêmicos, que possibilita tecer reflexões amplas sobre a realidade apresentada. Segundo Prodanov e Freitas (2013), a pesquisa qualitativa apresenta os resultados através de percepções e análises. Isto é, ela descreve a complexidade do problema e a interação de variáveis. Em outras palavras, permite, por análises mais subjetivas, interpretar aspectos imateriais, como opiniões, intenções, sensações, pensamentos, comportamentos e sentimentos. Para dar conta das questões supracitadas, recorremos a artigos e livros publicados entre os anos de 2007 e 2023. Utilizaram-se como triagem as palavras-chave: estudos culturais, PIBID, Currículo Cultural e Educação Física na base de busca Google Acadêmico. Após busca, 32 artigos apresentaram relações com a temática do estudo. Contudo, após leitura dos resumos, identificamos 4 artigos sobre o tema, os quais foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.