Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE: VIVÊNCIAS DO MÓDULO I.

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa de iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que versa sobre o aperfeiçoamento dos estudantes de nível superior, mediante a promoção de atividades institucionais. Nesse contexto, o PRP Subprojeto-Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), referente ao edital nº24/2022, desdobrou-se da seguinte forma: As escolas-campo foram selecionadas mediante edital, sob o qual foram selecionadas cinco instituições de ensino básico, onde os 49 residentes atuarão no transcorrer dos 18 meses de programa. Foram formados três núcleos no primeiro edital de 2022, constituídos por residentes, supervisores e orientadores (Edital n°24/2022). A metodologia utilizada para a construção deste relato compreendeu uma pesquisa qualitativa acerca das atividades desenvolvidas pelos residentes, em conjunto com os professores preceptores (escolas-campo) e orientadores (UFRB), destacando-se o acolhimento nas escolas-campo, a análises do contexto escolar, a relação com os preceptores e orientadores, a atividade de regência e a relação com os estudantes. Conclui-se que a prática docente não se constitui unicamente nas disciplinas do curso de licenciatura, mas ela também se desenvolve e se solidifica por meio das mais variadas experiências vivenciadas pelos docentes no fazer docente, ou seja, mediante a vivência no contexto escolar, especialmente na sala de aula.

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