Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE UM EXPERIMENTO SOBRE CORRENTE E RESISTÊNCIA ELÉTRICA REALIZADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104455
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2072
    "inscrito_id" => 9362
    "titulo" => "RELATO DE UM EXPERIMENTO SOBRE CORRENTE E RESISTÊNCIA ELÉTRICA REALIZADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato acerca de uma experiência de Física envolvendo os conceitos de corrente e resistência elétrica que ocorreu como atividade educacional no âmbito do Programa de Residência Pedagógica vinculado ao curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Caraguatatuba, em 2023. A vivência examinada ocorreu junto aos alunos de uma turma do Ensino Médio integrado ao curso técnico em informática do próprio IFSP-Caraguatatuba. A principal linha de investigação tratou do estudo de como a corrente elétrica em um circuito varia conforme se modifica a resistência elétrica desse circuito pela alteração dos materiais inseridos: cobre, aço inox, grafite, água e salmoura (água com sal). A observação do envolvimento dos alunos permitiu perceber que atividades experimentais concretas e dinâmicas estimulam o interesse dos alunos pela Física e aprofundam o processo de aprendizagem, tornando-o mais efetivo. A ação realizada possibilitou observar também a importância do Programa de Residência Pedagógica que aproxima teoria e prática na formação dos licenciandos e futuros professores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD3_ID9362_TB2072_07122023143555.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICOLI ROCHA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Nicoli"
    "autor_email" => "rochasantosnic@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104455
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2072
    "inscrito_id" => 9362
    "titulo" => "RELATO DE UM EXPERIMENTO SOBRE CORRENTE E RESISTÊNCIA ELÉTRICA REALIZADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato acerca de uma experiência de Física envolvendo os conceitos de corrente e resistência elétrica que ocorreu como atividade educacional no âmbito do Programa de Residência Pedagógica vinculado ao curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Caraguatatuba, em 2023. A vivência examinada ocorreu junto aos alunos de uma turma do Ensino Médio integrado ao curso técnico em informática do próprio IFSP-Caraguatatuba. A principal linha de investigação tratou do estudo de como a corrente elétrica em um circuito varia conforme se modifica a resistência elétrica desse circuito pela alteração dos materiais inseridos: cobre, aço inox, grafite, água e salmoura (água com sal). A observação do envolvimento dos alunos permitiu perceber que atividades experimentais concretas e dinâmicas estimulam o interesse dos alunos pela Física e aprofundam o processo de aprendizagem, tornando-o mais efetivo. A ação realizada possibilitou observar também a importância do Programa de Residência Pedagógica que aproxima teoria e prática na formação dos licenciandos e futuros professores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD3_ID9362_TB2072_07122023143555.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NICOLI ROCHA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Nicoli"
    "autor_email" => "rochasantosnic@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho é um relato acerca de uma experiência de Física envolvendo os conceitos de corrente e resistência elétrica que ocorreu como atividade educacional no âmbito do Programa de Residência Pedagógica vinculado ao curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Caraguatatuba, em 2023. A vivência examinada ocorreu junto aos alunos de uma turma do Ensino Médio integrado ao curso técnico em informática do próprio IFSP-Caraguatatuba. A principal linha de investigação tratou do estudo de como a corrente elétrica em um circuito varia conforme se modifica a resistência elétrica desse circuito pela alteração dos materiais inseridos: cobre, aço inox, grafite, água e salmoura (água com sal). A observação do envolvimento dos alunos permitiu perceber que atividades experimentais concretas e dinâmicas estimulam o interesse dos alunos pela Física e aprofundam o processo de aprendizagem, tornando-o mais efetivo. A ação realizada possibilitou observar também a importância do Programa de Residência Pedagógica que aproxima teoria e prática na formação dos licenciandos e futuros professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.