Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPULSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103488
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 959
    "inscrito_id" => 5824
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPULSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este artigo descreve intervenções realizadas dentro do componente de Estágio Curricular no Ensino Fundamental, parte integrante do currículo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel, a partir do qual conduzimos nosso primeiro estágio em uma escola de educação básica. A situação emergencial desencadeada pela pandemia de COVID-19 exigiu uma adaptação na disciplina e isso levou a uma reestruturação para permitir a realização remota dessa atividade. Fomos impulsionados a adotar metodologias diferenciadas em nossas aulas, visando estimular o interesse dos estudantes. A incorporação de jogos didáticos não apenas ampliou o engajamento dos estudantes, mas também estimulou sua participação ativa nas atividades educacionais propostas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5824_TB959_14112023202144.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA MARQUES PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Pinheiro"
    "autor_email" => "alpinheirobruna@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103488
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 959
    "inscrito_id" => 5824
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPULSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este artigo descreve intervenções realizadas dentro do componente de Estágio Curricular no Ensino Fundamental, parte integrante do currículo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel, a partir do qual conduzimos nosso primeiro estágio em uma escola de educação básica. A situação emergencial desencadeada pela pandemia de COVID-19 exigiu uma adaptação na disciplina e isso levou a uma reestruturação para permitir a realização remota dessa atividade. Fomos impulsionados a adotar metodologias diferenciadas em nossas aulas, visando estimular o interesse dos estudantes. A incorporação de jogos didáticos não apenas ampliou o engajamento dos estudantes, mas também estimulou sua participação ativa nas atividades educacionais propostas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5824_TB959_14112023202144.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA MARQUES PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Pinheiro"
    "autor_email" => "alpinheirobruna@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo descreve intervenções realizadas dentro do componente de Estágio Curricular no Ensino Fundamental, parte integrante do currículo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel, a partir do qual conduzimos nosso primeiro estágio em uma escola de educação básica. A situação emergencial desencadeada pela pandemia de COVID-19 exigiu uma adaptação na disciplina e isso levou a uma reestruturação para permitir a realização remota dessa atividade. Fomos impulsionados a adotar metodologias diferenciadas em nossas aulas, visando estimular o interesse dos estudantes. A incorporação de jogos didáticos não apenas ampliou o engajamento dos estudantes, mas também estimulou sua participação ativa nas atividades educacionais propostas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.