Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DO ESTUDO DE UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE SERPENTES

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este estudo é resultado de um projeto de ensino que visa abordar a relação entre os seres humanos e as serpentes enfatizando a relevância das coleções didáticas como ferramenta de estudo para aproximar os seres humanos da natureza. Neste contexto, destacam-se as serpentes, usualmente estigmatizadas a partir de percepções negativas atreladas a falta de conhecimentos básicos e da disseminação de desinformação. Vale ressaltar que, no Brasil as crendices acabam por potencializar e fomentar conflitos entre os seres humanos e as serpentes. Assim sendo, o sentimento de repulsa, associado a uma visão utilitarista, coloca esse grupo em perigo. Diante de tal conjuntura, o objetivo deste estudo foi catalogar e identificar as serpentes da coleção didática do Laboratório de Zoologia dos Cordados da UFVJM até o menor nível taxonômico possível, bem como avaliar o papel desta coleção como ferramenta capaz de auxiliar na transformação da imagem negativa usualmente relacionada às serpentes. Foram identificadas 27 espécies de serpentes de um total de 98 indivíduos tombados na coleção, este número corresponde a 17% da riqueza de espécies de serpentes atualmente reconhecidas para o estado de Minas Gerais e 21% para o bioma Cerrado. Diante desse cenário, enfatiza-se a importância da educação ambiental crítica abordando aspectos comportamentais, morfológicos e ecológicos das serpentes, desmistificando conceitos equivocados e frequentemente negativos. Por fim, este trabalho ressalta o valor das coleções didáticas como uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, aproximando os discentes do objeto de estudo (serpentes) e contribuindo com a promoção de uma educação contextualizada e crítica.

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