Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

“NOVO” ENSINO MÉDIO NO RIO DE JANEIRO: MELHORIA CURRICULAR?

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A implementação do NEM no estado do Rio de Janeiro ocorreu de maneira célere e em um período pandêmico. E isso restringiu as discussões acerca da seleção de conteúdos e construção da nova proposta curricular para o NEM que, não só, considerasse os aspectos culturais, sociais e de identidade das diversas comunidades escolares com, também, a contribuição de professores e pesquisadores das áreas de currículo e de ensino de química. Com isso, foi construído um currículo que compactou a a maioria dos conteúdos específicos de química, antes estudados em três anos em dois anos, e que ainda incluiu conteúdos da área de ciências da natureza. Além disso, a falta de detalhamento de alguns conteúdos permite diversas inferências em como abordá-lo, sugerindo, por vezes uma abordagem rasa e sem a preocupação com conceitos prévios, ou seja, conceitos que deveriam servir de fundamentação para a aprendizagem de novos conceitos.

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