Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OFICINA DIDÁTICA SOBRE MODELOS ATÔMICOS: UMA EXPERIÊNCIA DESAFIADORA NO PIBID-QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103099
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 500
    "inscrito_id" => 5997
    "titulo" => "OFICINA DIDÁTICA SOBRE MODELOS ATÔMICOS: UMA EXPERIÊNCIA DESAFIADORA NO PIBID-QUÍMICA"
    "resumo" => "Considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) um espaço imprescindível na formação inicial dos futuros professores e de ressignificação da prática pedagógica na Educação Básica, relatamos por meio deste trabalho uma das ações desenvolvidas no âmbito do PIBID-Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Medianeira. Esta ação ocorreu no formato de Oficina Didática em uma escola-campo do programa e foi direcionada à duas turmas do 1º ano do Ensino Médio do componente curricular de Química. A oficina em questão trouxe o desafio aos pibidianos de elaborarem e implementarem uma intervenção de natureza pedagógica abordando o temática “Modelos Atômicos” conduzida pelo viés dos Três Momentos Pedagógicos tomando por base o referencial de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). O desenvolvimento dessa Oficina Didática nos possibilitou a reflexão e o estudo de como inserir um conceito comumente apresentado de forma tradicional de uma maneira dinâmica e investigativa. Por fim, reconhecemos a extrema importância no ramo da educação, de projetos que visam a melhoria e a preparação de estudantes para adentrarem a carreira docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5997_TB500_30082023173256.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON PIROPO"
    "autor_nome_curto" => "Wellington Piro"
    "autor_email" => "wellington.piropo2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103099
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 500
    "inscrito_id" => 5997
    "titulo" => "OFICINA DIDÁTICA SOBRE MODELOS ATÔMICOS: UMA EXPERIÊNCIA DESAFIADORA NO PIBID-QUÍMICA"
    "resumo" => "Considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) um espaço imprescindível na formação inicial dos futuros professores e de ressignificação da prática pedagógica na Educação Básica, relatamos por meio deste trabalho uma das ações desenvolvidas no âmbito do PIBID-Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Medianeira. Esta ação ocorreu no formato de Oficina Didática em uma escola-campo do programa e foi direcionada à duas turmas do 1º ano do Ensino Médio do componente curricular de Química. A oficina em questão trouxe o desafio aos pibidianos de elaborarem e implementarem uma intervenção de natureza pedagógica abordando o temática “Modelos Atômicos” conduzida pelo viés dos Três Momentos Pedagógicos tomando por base o referencial de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). O desenvolvimento dessa Oficina Didática nos possibilitou a reflexão e o estudo de como inserir um conceito comumente apresentado de forma tradicional de uma maneira dinâmica e investigativa. Por fim, reconhecemos a extrema importância no ramo da educação, de projetos que visam a melhoria e a preparação de estudantes para adentrarem a carreira docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5997_TB500_30082023173256.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON PIROPO"
    "autor_nome_curto" => "Wellington Piro"
    "autor_email" => "wellington.piropo2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Considerando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) um espaço imprescindível na formação inicial dos futuros professores e de ressignificação da prática pedagógica na Educação Básica, relatamos por meio deste trabalho uma das ações desenvolvidas no âmbito do PIBID-Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Medianeira. Esta ação ocorreu no formato de Oficina Didática em uma escola-campo do programa e foi direcionada à duas turmas do 1º ano do Ensino Médio do componente curricular de Química. A oficina em questão trouxe o desafio aos pibidianos de elaborarem e implementarem uma intervenção de natureza pedagógica abordando o temática “Modelos Atômicos” conduzida pelo viés dos Três Momentos Pedagógicos tomando por base o referencial de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). O desenvolvimento dessa Oficina Didática nos possibilitou a reflexão e o estudo de como inserir um conceito comumente apresentado de forma tradicional de uma maneira dinâmica e investigativa. Por fim, reconhecemos a extrema importância no ramo da educação, de projetos que visam a melhoria e a preparação de estudantes para adentrarem a carreira docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.