Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104249
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1842
    "inscrito_id" => 6519
    "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA"
    "resumo" => "A experiência em sala de aula proporcionada pelo Residência Pedagógica possibilitou alguns momentos cruciais para a nossa construção de capacidade de docência. Em primeiro plano, por meio de propostas de intervenção teórico-metodológica durante os momentos de formação, foram-no entregues materiais e mini-cursos sobre diferentes abordagens pedagógicas que apresentaram, de maneira direcionada, ferramentas para a elaboração dos planos de aula. Nesse sentido, os processos de aprendizagem iniciados durante a licenciatura foram complementados por metodologias mais especificadas e suporte para além dos encontros formais. Em outra medida, a implementação de tais propostas de forma prática, através das regências, se deu com alguns entraves. Entre esses, se destacam as dissonâncias entre as expectativas dos residentes em relação ao ritmo da aula e apresentação dos conceitos, assim como da recepção dos alunos à atividade avaliativa proposta. A temática da aula se deu em torno de: conceituar o termo “cidadania”; discriminar os diferentes tipos de direitos existentes; identificar as raízes históricas da cidadania, relacionando-as com o contexto brasileiro; caracterizar o que constitui a identidade político cultural do cidadão brasileiro; trabalhar as habilidades de escrita e interpretação do conteúdo dos alunos, objetivando uma mudança na prática social."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6519_TB1842_04102023225321.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE HURTADO BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "Pedro Hurtado"
    "autor_email" => "pedrohurtadobernardes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104249
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1842
    "inscrito_id" => 6519
    "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA"
    "resumo" => "A experiência em sala de aula proporcionada pelo Residência Pedagógica possibilitou alguns momentos cruciais para a nossa construção de capacidade de docência. Em primeiro plano, por meio de propostas de intervenção teórico-metodológica durante os momentos de formação, foram-no entregues materiais e mini-cursos sobre diferentes abordagens pedagógicas que apresentaram, de maneira direcionada, ferramentas para a elaboração dos planos de aula. Nesse sentido, os processos de aprendizagem iniciados durante a licenciatura foram complementados por metodologias mais especificadas e suporte para além dos encontros formais. Em outra medida, a implementação de tais propostas de forma prática, através das regências, se deu com alguns entraves. Entre esses, se destacam as dissonâncias entre as expectativas dos residentes em relação ao ritmo da aula e apresentação dos conceitos, assim como da recepção dos alunos à atividade avaliativa proposta. A temática da aula se deu em torno de: conceituar o termo “cidadania”; discriminar os diferentes tipos de direitos existentes; identificar as raízes históricas da cidadania, relacionando-as com o contexto brasileiro; caracterizar o que constitui a identidade político cultural do cidadão brasileiro; trabalhar as habilidades de escrita e interpretação do conteúdo dos alunos, objetivando uma mudança na prática social."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6519_TB1842_04102023225321.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE HURTADO BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "Pedro Hurtado"
    "autor_email" => "pedrohurtadobernardes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A experiência em sala de aula proporcionada pelo Residência Pedagógica possibilitou alguns momentos cruciais para a nossa construção de capacidade de docência. Em primeiro plano, por meio de propostas de intervenção teórico-metodológica durante os momentos de formação, foram-no entregues materiais e mini-cursos sobre diferentes abordagens pedagógicas que apresentaram, de maneira direcionada, ferramentas para a elaboração dos planos de aula. Nesse sentido, os processos de aprendizagem iniciados durante a licenciatura foram complementados por metodologias mais especificadas e suporte para além dos encontros formais. Em outra medida, a implementação de tais propostas de forma prática, através das regências, se deu com alguns entraves. Entre esses, se destacam as dissonâncias entre as expectativas dos residentes em relação ao ritmo da aula e apresentação dos conceitos, assim como da recepção dos alunos à atividade avaliativa proposta. A temática da aula se deu em torno de: conceituar o termo “cidadania”; discriminar os diferentes tipos de direitos existentes; identificar as raízes históricas da cidadania, relacionando-as com o contexto brasileiro; caracterizar o que constitui a identidade político cultural do cidadão brasileiro; trabalhar as habilidades de escrita e interpretação do conteúdo dos alunos, objetivando uma mudança na prática social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.