Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PARA ONDE VAI TODO LIXO DO MUNDO? DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA COM ALUNOS DE UM COLÉGIO AGRÍCOLA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103792
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1325
    "inscrito_id" => 6742
    "titulo" => "PARA ONDE VAI TODO LIXO DO MUNDO? DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA COM ALUNOS DE UM COLÉGIO AGRÍCOLA"
    "resumo" => "A reciclagem contribui para a preservação de recursos naturais , uma vez que a extração de novas matérias-primas é evitada, diminuindo assim a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários. Assim, este trabalho é o relato de experiência do primeiro momento de uma oficina com o título Sustentabilidade e a Coleta Seletiva desenvolvida por quatro licenciados do curso de Química que participam do Projeto Licenciando que visa incentivar à prática pedagógica aos cursos de licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tais atividades foram desenvolvidas com 24 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio agrícola do município de Campo Mourão. Fizemos o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes por meio da seguinte questão: Para onde vai todo lixo do mundo? Com base na análise que realizamos nas respostas dos estudantes, observamos que eles têm noção que o lixo muitas vezes é descartado de maneira incorreta em rios, nascentes, oceanos, ruas, florestas e até bueiros. Ao longo da atividade buscamos refletir com os estudantes o nosso papel na geração de resíduos na tentativa de fazê-los repensar o hábito de consumir demasiadamente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6742_TB1325_05092023012352.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA FATIMA ARAUJO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabella.200403@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103792
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1325
    "inscrito_id" => 6742
    "titulo" => "PARA ONDE VAI TODO LIXO DO MUNDO? DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA COM ALUNOS DE UM COLÉGIO AGRÍCOLA"
    "resumo" => "A reciclagem contribui para a preservação de recursos naturais , uma vez que a extração de novas matérias-primas é evitada, diminuindo assim a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários. Assim, este trabalho é o relato de experiência do primeiro momento de uma oficina com o título Sustentabilidade e a Coleta Seletiva desenvolvida por quatro licenciados do curso de Química que participam do Projeto Licenciando que visa incentivar à prática pedagógica aos cursos de licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tais atividades foram desenvolvidas com 24 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio agrícola do município de Campo Mourão. Fizemos o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes por meio da seguinte questão: Para onde vai todo lixo do mundo? Com base na análise que realizamos nas respostas dos estudantes, observamos que eles têm noção que o lixo muitas vezes é descartado de maneira incorreta em rios, nascentes, oceanos, ruas, florestas e até bueiros. Ao longo da atividade buscamos refletir com os estudantes o nosso papel na geração de resíduos na tentativa de fazê-los repensar o hábito de consumir demasiadamente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6742_TB1325_05092023012352.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA FATIMA ARAUJO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isabella.200403@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A reciclagem contribui para a preservação de recursos naturais , uma vez que a extração de novas matérias-primas é evitada, diminuindo assim a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários. Assim, este trabalho é o relato de experiência do primeiro momento de uma oficina com o título Sustentabilidade e a Coleta Seletiva desenvolvida por quatro licenciados do curso de Química que participam do Projeto Licenciando que visa incentivar à prática pedagógica aos cursos de licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tais atividades foram desenvolvidas com 24 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio agrícola do município de Campo Mourão. Fizemos o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes por meio da seguinte questão: Para onde vai todo lixo do mundo? Com base na análise que realizamos nas respostas dos estudantes, observamos que eles têm noção que o lixo muitas vezes é descartado de maneira incorreta em rios, nascentes, oceanos, ruas, florestas e até bueiros. Ao longo da atividade buscamos refletir com os estudantes o nosso papel na geração de resíduos na tentativa de fazê-los repensar o hábito de consumir demasiadamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.