Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FOMENTANDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104211
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1802
    "inscrito_id" => 6977
    "titulo" => "FOMENTANDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências é apresentado como uma via para abordar o tema “Alimentação Saudável” no ambiente escolar ao propiciar situações de ensino-aprendizagem que estimulem o desenvolvimento e a conscientização de hábitos alimentares saudáveis. O presente trabalho tem como objetivo relacionar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da alimentação saudável, e o aprimoramento destes conhecimentos após ações pedagógicas durante aulas de Ciências. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), durante o desenvolvimento de um projeto intitulado “Nutrindo Saberes”, em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental na escola pública estadual Professora Yolanda Chaves, situada no munícipio de Bragança-PA. Na coleta de dados, foram utilizados um diário de campo e um questionário para auxiliar na identificação do nível de conhecimentos prévios dos alunos e marcar o nível de desenvolvimento deles, com base na complexidade das relações que os conceitos apresentados ao final do processo estabeleceram em si. Os resultados mostram que após as ações pedagógicas, os alunos conseguiram avançar para um nível de maior conhecimento acerca dos conceitos trabalhados. Conclui-se que o Ensino de Ciências apresenta grande relevância na promoção de hábitos alimentares saudáveis, pois através das ações pedagógicas de ensino-aprendizagem realizadas foi possível assegurar uma aprendizagem significativa que possibilitou o aporte teórico e processual necessário para escolhas mais adequadas em vista de uma alimentação saudável."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6977_TB1802_17112023171310.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA JANAÍNA COSTA PENHA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "mariadejesuspenha78@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104211
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1802
    "inscrito_id" => 6977
    "titulo" => "FOMENTANDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências é apresentado como uma via para abordar o tema “Alimentação Saudável” no ambiente escolar ao propiciar situações de ensino-aprendizagem que estimulem o desenvolvimento e a conscientização de hábitos alimentares saudáveis. O presente trabalho tem como objetivo relacionar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da alimentação saudável, e o aprimoramento destes conhecimentos após ações pedagógicas durante aulas de Ciências. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), durante o desenvolvimento de um projeto intitulado “Nutrindo Saberes”, em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental na escola pública estadual Professora Yolanda Chaves, situada no munícipio de Bragança-PA. Na coleta de dados, foram utilizados um diário de campo e um questionário para auxiliar na identificação do nível de conhecimentos prévios dos alunos e marcar o nível de desenvolvimento deles, com base na complexidade das relações que os conceitos apresentados ao final do processo estabeleceram em si. Os resultados mostram que após as ações pedagógicas, os alunos conseguiram avançar para um nível de maior conhecimento acerca dos conceitos trabalhados. Conclui-se que o Ensino de Ciências apresenta grande relevância na promoção de hábitos alimentares saudáveis, pois através das ações pedagógicas de ensino-aprendizagem realizadas foi possível assegurar uma aprendizagem significativa que possibilitou o aporte teórico e processual necessário para escolhas mais adequadas em vista de uma alimentação saudável."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID6977_TB1802_17112023171310.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA JANAÍNA COSTA PENHA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "mariadejesuspenha78@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Ensino de Ciências é apresentado como uma via para abordar o tema “Alimentação Saudável” no ambiente escolar ao propiciar situações de ensino-aprendizagem que estimulem o desenvolvimento e a conscientização de hábitos alimentares saudáveis. O presente trabalho tem como objetivo relacionar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da alimentação saudável, e o aprimoramento destes conhecimentos após ações pedagógicas durante aulas de Ciências. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), durante o desenvolvimento de um projeto intitulado “Nutrindo Saberes”, em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental na escola pública estadual Professora Yolanda Chaves, situada no munícipio de Bragança-PA. Na coleta de dados, foram utilizados um diário de campo e um questionário para auxiliar na identificação do nível de conhecimentos prévios dos alunos e marcar o nível de desenvolvimento deles, com base na complexidade das relações que os conceitos apresentados ao final do processo estabeleceram em si. Os resultados mostram que após as ações pedagógicas, os alunos conseguiram avançar para um nível de maior conhecimento acerca dos conceitos trabalhados. Conclui-se que o Ensino de Ciências apresenta grande relevância na promoção de hábitos alimentares saudáveis, pois através das ações pedagógicas de ensino-aprendizagem realizadas foi possível assegurar uma aprendizagem significativa que possibilitou o aporte teórico e processual necessário para escolhas mais adequadas em vista de uma alimentação saudável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.