Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

POSSIBILIDADES ENTRE A LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104202
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1793
    "inscrito_id" => 3679
    "titulo" => "POSSIBILIDADES ENTRE A LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS."
    "resumo" => "Este artigo é um recorte do trabalho de conclusão do curso de Geografia Licenciatura cursado no Centro de Ciência Humanas e da Educação UDESC/FAED. Nele, se traz uma discussão voltada a importância da educação geográfica nos anos iniciais do ensino fundamenta, bem como o papel que a literatura infantil pode exercer nesta fase de ensino. Os dados da pesquisa mostraram que a literatura infantil pode proporcionar novos olhares para conceitos geográficos e temas diversos, proporcionando uma aproximação com a linguagem infantil, potencializando assim, o ensino de geografia nos anos iniciais. Neste trabalho, apresentamos algumas obras de literatura infantil que podem ser utilizadas como dispositivos metodológicos pelos professores nas aulas de geografia dos anos iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3679_TB1793_20112023160638.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE LUANA ROSINSKI"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLE"
    "autor_email" => "gabiluana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104202
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1793
    "inscrito_id" => 3679
    "titulo" => "POSSIBILIDADES ENTRE A LITERATURA INFANTIL E O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS."
    "resumo" => "Este artigo é um recorte do trabalho de conclusão do curso de Geografia Licenciatura cursado no Centro de Ciência Humanas e da Educação UDESC/FAED. Nele, se traz uma discussão voltada a importância da educação geográfica nos anos iniciais do ensino fundamenta, bem como o papel que a literatura infantil pode exercer nesta fase de ensino. Os dados da pesquisa mostraram que a literatura infantil pode proporcionar novos olhares para conceitos geográficos e temas diversos, proporcionando uma aproximação com a linguagem infantil, potencializando assim, o ensino de geografia nos anos iniciais. Neste trabalho, apresentamos algumas obras de literatura infantil que podem ser utilizadas como dispositivos metodológicos pelos professores nas aulas de geografia dos anos iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3679_TB1793_20112023160638.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE LUANA ROSINSKI"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLE"
    "autor_email" => "gabiluana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo é um recorte do trabalho de conclusão do curso de Geografia Licenciatura cursado no Centro de Ciência Humanas e da Educação UDESC/FAED. Nele, se traz uma discussão voltada a importância da educação geográfica nos anos iniciais do ensino fundamenta, bem como o papel que a literatura infantil pode exercer nesta fase de ensino. Os dados da pesquisa mostraram que a literatura infantil pode proporcionar novos olhares para conceitos geográficos e temas diversos, proporcionando uma aproximação com a linguagem infantil, potencializando assim, o ensino de geografia nos anos iniciais. Neste trabalho, apresentamos algumas obras de literatura infantil que podem ser utilizadas como dispositivos metodológicos pelos professores nas aulas de geografia dos anos iniciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.