Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DE MAQUETES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104151
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1741
    "inscrito_id" => 7851
    "titulo" => "O USO DE MAQUETES NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Os materiais didáticos são ferramentas facilitadoras no ensino de Ciências, além de serem caracterizados como importante recurso para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois favorecem a construção do conhecimento ao aluno. Nesta perspectiva, tratou-se de planejar, confeccionar e aplicar o uso de maquetes no decorrer das aulas como forma de preparar os alunos para uma feira de ciências, cuja participação iria compor a avaliação da disciplina. As maquetes foram elaboradas sobre os objetos de conhecimento origem e evolução do universo, terra primitiva e as camadas internas da terra, da unidade temática terra e universo. Baseado no uso deste material, venho descrever a importância do uso de diversas práticas de ensino, que foram desenvolvidas como desdobramentos em vista de facilitar a compreensão, bem como refletir sobre a importância da vivência na minha construção docente. Os resultados obtidos indicaram que o uso das maquetes facilitou e contribuiu nesse processo de ensino e aprendizagem, pois além dos alunos terem conseguido demonstrar domínio de conhecimento sobre os conteúdos, eles se mostraram bastante participativos, perderam a timidez, aprenderam a trabalhar em equipe e principalmente desenvolveram a oralidade. A experiência me fez planejar, buscar informações, estreitar o laço com os alunos e com o professor da turma, assim como me fez repensar a prática docente e a possibilidade de uso de diversas estratégias de ensino."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7851_TB1741_20112023141221.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SOUSA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE LIMA"
    "autor_email" => "vivianelima1924@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104151
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1741
    "inscrito_id" => 7851
    "titulo" => "O USO DE MAQUETES NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Os materiais didáticos são ferramentas facilitadoras no ensino de Ciências, além de serem caracterizados como importante recurso para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois favorecem a construção do conhecimento ao aluno. Nesta perspectiva, tratou-se de planejar, confeccionar e aplicar o uso de maquetes no decorrer das aulas como forma de preparar os alunos para uma feira de ciências, cuja participação iria compor a avaliação da disciplina. As maquetes foram elaboradas sobre os objetos de conhecimento origem e evolução do universo, terra primitiva e as camadas internas da terra, da unidade temática terra e universo. Baseado no uso deste material, venho descrever a importância do uso de diversas práticas de ensino, que foram desenvolvidas como desdobramentos em vista de facilitar a compreensão, bem como refletir sobre a importância da vivência na minha construção docente. Os resultados obtidos indicaram que o uso das maquetes facilitou e contribuiu nesse processo de ensino e aprendizagem, pois além dos alunos terem conseguido demonstrar domínio de conhecimento sobre os conteúdos, eles se mostraram bastante participativos, perderam a timidez, aprenderam a trabalhar em equipe e principalmente desenvolveram a oralidade. A experiência me fez planejar, buscar informações, estreitar o laço com os alunos e com o professor da turma, assim como me fez repensar a prática docente e a possibilidade de uso de diversas estratégias de ensino."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7851_TB1741_20112023141221.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SOUSA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE LIMA"
    "autor_email" => "vivianelima1924@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Os materiais didáticos são ferramentas facilitadoras no ensino de Ciências, além de serem caracterizados como importante recurso para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois favorecem a construção do conhecimento ao aluno. Nesta perspectiva, tratou-se de planejar, confeccionar e aplicar o uso de maquetes no decorrer das aulas como forma de preparar os alunos para uma feira de ciências, cuja participação iria compor a avaliação da disciplina. As maquetes foram elaboradas sobre os objetos de conhecimento origem e evolução do universo, terra primitiva e as camadas internas da terra, da unidade temática terra e universo. Baseado no uso deste material, venho descrever a importância do uso de diversas práticas de ensino, que foram desenvolvidas como desdobramentos em vista de facilitar a compreensão, bem como refletir sobre a importância da vivência na minha construção docente. Os resultados obtidos indicaram que o uso das maquetes facilitou e contribuiu nesse processo de ensino e aprendizagem, pois além dos alunos terem conseguido demonstrar domínio de conhecimento sobre os conteúdos, eles se mostraram bastante participativos, perderam a timidez, aprenderam a trabalhar em equipe e principalmente desenvolveram a oralidade. A experiência me fez planejar, buscar informações, estreitar o laço com os alunos e com o professor da turma, assim como me fez repensar a prática docente e a possibilidade de uso de diversas estratégias de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.