Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

“QUANTO CUSTA UMA PETECA?”: PIBID E UM CURRICÚLO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104101
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1685
    "inscrito_id" => 7491
    "titulo" => "“QUANTO CUSTA UMA PETECA?”: PIBID E UM CURRICÚLO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O presente relato tem como objetivo apresentar as experiências pedagógicas vivenciadas por duas pibidianas em uma escola de Rede Federal de Ensino, localizada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. O artigo busca compreender o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) do colégio como um currículo cultural nas aulas de Educação Física, voltadas para o reconhecimento de sua identidade cultural. Assim, visando proporcionar espaços que favoreçam a tomada de consciência da construção da própria identidade cultural, por meio da valorização das diferentes manifestações culturais durante as aulas, a fim de promover mudanças na educação Básica na realidade educacional nas redes públicas de ensino."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7491_TB1685_02102023125000.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATHERINE GONÇALVES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KATHERINE"
    "autor_email" => "ehtak88@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104101
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1685
    "inscrito_id" => 7491
    "titulo" => "“QUANTO CUSTA UMA PETECA?”: PIBID E UM CURRICÚLO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O presente relato tem como objetivo apresentar as experiências pedagógicas vivenciadas por duas pibidianas em uma escola de Rede Federal de Ensino, localizada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. O artigo busca compreender o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) do colégio como um currículo cultural nas aulas de Educação Física, voltadas para o reconhecimento de sua identidade cultural. Assim, visando proporcionar espaços que favoreçam a tomada de consciência da construção da própria identidade cultural, por meio da valorização das diferentes manifestações culturais durante as aulas, a fim de promover mudanças na educação Básica na realidade educacional nas redes públicas de ensino."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7491_TB1685_02102023125000.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATHERINE GONÇALVES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KATHERINE"
    "autor_email" => "ehtak88@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato tem como objetivo apresentar as experiências pedagógicas vivenciadas por duas pibidianas em uma escola de Rede Federal de Ensino, localizada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. O artigo busca compreender o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) do colégio como um currículo cultural nas aulas de Educação Física, voltadas para o reconhecimento de sua identidade cultural. Assim, visando proporcionar espaços que favoreçam a tomada de consciência da construção da própria identidade cultural, por meio da valorização das diferentes manifestações culturais durante as aulas, a fim de promover mudanças na educação Básica na realidade educacional nas redes públicas de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.