Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O OLHAR DOS BOLSISTAS-RESIDENTES.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104062
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1635
    "inscrito_id" => 628
    "titulo" => "O PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O OLHAR DOS BOLSISTAS-RESIDENTES."
    "resumo" => "Este estudo configura-se como relato de experiência de procedimento descritivo-analítico, que ao discutir a formação do professor da educação básica, enfatiza o diálogo entre o contexto das escolas públicas e os processos formativos. Visa anlisar como o Programa de Residência Pedagógica influencia o desenvolvimento das competências pedagógicas e a identidade profissional dos bolsistas-residentes e os espaços de configuração da docência que emergem nas atividades desenvolvidas por três licenciandos do curso de Biologia da UFRB, ofertado pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como uma alternativa para o desenvolvimento de parte da trajetória formativa do docente nas escolas públicas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID628_TB1635_29092023203854.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO SOUZA FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO FRANÇA"
    "autor_email" => "jfranca355@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104062
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1635
    "inscrito_id" => 628
    "titulo" => "O PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O OLHAR DOS BOLSISTAS-RESIDENTES."
    "resumo" => "Este estudo configura-se como relato de experiência de procedimento descritivo-analítico, que ao discutir a formação do professor da educação básica, enfatiza o diálogo entre o contexto das escolas públicas e os processos formativos. Visa anlisar como o Programa de Residência Pedagógica influencia o desenvolvimento das competências pedagógicas e a identidade profissional dos bolsistas-residentes e os espaços de configuração da docência que emergem nas atividades desenvolvidas por três licenciandos do curso de Biologia da UFRB, ofertado pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como uma alternativa para o desenvolvimento de parte da trajetória formativa do docente nas escolas públicas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID628_TB1635_29092023203854.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO SOUZA FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO FRANÇA"
    "autor_email" => "jfranca355@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este estudo configura-se como relato de experiência de procedimento descritivo-analítico, que ao discutir a formação do professor da educação básica, enfatiza o diálogo entre o contexto das escolas públicas e os processos formativos. Visa anlisar como o Programa de Residência Pedagógica influencia o desenvolvimento das competências pedagógicas e a identidade profissional dos bolsistas-residentes e os espaços de configuração da docência que emergem nas atividades desenvolvidas por três licenciandos do curso de Biologia da UFRB, ofertado pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como uma alternativa para o desenvolvimento de parte da trajetória formativa do docente nas escolas públicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.