Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UTILIZAÇÃO DO JOGO POTES BIOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO PIBID DE BIOLOGIA DA UFRPE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104035
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1604
    "inscrito_id" => 626
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO POTES BIOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO PIBID DE BIOLOGIA DA UFRPE"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições da aplicação de um jogo denominado potes biológicos ao processo de aprendizagem de estudantes do ensino médio nas aulas de biologia. O jogo consiste em estimular os estudantes a lançar bolinhas em direção aos potes com perguntas de diversos assuntos relacionados à biologia. Sorteada a pergunta, os alunos são incentivados a questionarem, revisarem e compararem o que sabem com o colocado em discussão. O jogo conta com uma diversidade de perguntas, incluindo verdadeiro/falso, e questionamentos simples/complexos do cotidiano dos participantes. A atividade proposta tinha como meta instigar nos estudantes a articulação de diferentes saberes para chegar a respostas e abranger um espectro amplo de tópicos biológicos. O referencial teórico tem como base teorias socioconstrutivistas que destacam a importância da interação social e da reflexão no processo de aprendizado. O jogo foi aplicado em turmas do ensino médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI) por bolsistas do PIBID de biologia da UFRPE. A metodologia utilizada propõe a estimulação do pensamento crítico e revisão de conceitos de forma didática e participativa dos estudantes. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de observação participantes e o diálogo com os educandos sobre suas respostas durante a atividade. Os principais resultados evidenciaram que os educandos foram estimulados a questionar os seus conhecimentos prévios, buscaram respostas e refletiram de forma colaborativa. Além disso, o jogo oportunizou aos estudantes revisarem temas já vistos em sala de aula de forma lúdica e prazerosa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID626_TB1604_27092023134627.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DO CARMO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA PEREIRA"
    "autor_email" => "camiladocpereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104035
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1604
    "inscrito_id" => 626
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO POTES BIOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO PIBID DE BIOLOGIA DA UFRPE"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições da aplicação de um jogo denominado potes biológicos ao processo de aprendizagem de estudantes do ensino médio nas aulas de biologia. O jogo consiste em estimular os estudantes a lançar bolinhas em direção aos potes com perguntas de diversos assuntos relacionados à biologia. Sorteada a pergunta, os alunos são incentivados a questionarem, revisarem e compararem o que sabem com o colocado em discussão. O jogo conta com uma diversidade de perguntas, incluindo verdadeiro/falso, e questionamentos simples/complexos do cotidiano dos participantes. A atividade proposta tinha como meta instigar nos estudantes a articulação de diferentes saberes para chegar a respostas e abranger um espectro amplo de tópicos biológicos. O referencial teórico tem como base teorias socioconstrutivistas que destacam a importância da interação social e da reflexão no processo de aprendizado. O jogo foi aplicado em turmas do ensino médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI) por bolsistas do PIBID de biologia da UFRPE. A metodologia utilizada propõe a estimulação do pensamento crítico e revisão de conceitos de forma didática e participativa dos estudantes. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de observação participantes e o diálogo com os educandos sobre suas respostas durante a atividade. Os principais resultados evidenciaram que os educandos foram estimulados a questionar os seus conhecimentos prévios, buscaram respostas e refletiram de forma colaborativa. Além disso, o jogo oportunizou aos estudantes revisarem temas já vistos em sala de aula de forma lúdica e prazerosa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID626_TB1604_27092023134627.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DO CARMO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA PEREIRA"
    "autor_email" => "camiladocpereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições da aplicação de um jogo denominado potes biológicos ao processo de aprendizagem de estudantes do ensino médio nas aulas de biologia. O jogo consiste em estimular os estudantes a lançar bolinhas em direção aos potes com perguntas de diversos assuntos relacionados à biologia. Sorteada a pergunta, os alunos são incentivados a questionarem, revisarem e compararem o que sabem com o colocado em discussão. O jogo conta com uma diversidade de perguntas, incluindo verdadeiro/falso, e questionamentos simples/complexos do cotidiano dos participantes. A atividade proposta tinha como meta instigar nos estudantes a articulação de diferentes saberes para chegar a respostas e abranger um espectro amplo de tópicos biológicos. O referencial teórico tem como base teorias socioconstrutivistas que destacam a importância da interação social e da reflexão no processo de aprendizado. O jogo foi aplicado em turmas do ensino médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI) por bolsistas do PIBID de biologia da UFRPE. A metodologia utilizada propõe a estimulação do pensamento crítico e revisão de conceitos de forma didática e participativa dos estudantes. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica de observação participantes e o diálogo com os educandos sobre suas respostas durante a atividade. Os principais resultados evidenciaram que os educandos foram estimulados a questionar os seus conhecimentos prévios, buscaram respostas e refletiram de forma colaborativa. Além disso, o jogo oportunizou aos estudantes revisarem temas já vistos em sala de aula de forma lúdica e prazerosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.