Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CRIAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103937
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1491
    "inscrito_id" => 1756
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CRIAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA"
    "resumo" => "Este texto relata uma experiência desenvolvida no âmbito de uma disciplina de Tecnologias no Ensino de Matemática de uma universidade federal do Paraná, na qual foi empregada a inteligência artificial (IA) para a concepção de um jogo pedagógico destinado ao ensino de um aluno com deficiência visual. Ao longo deste estudo, busca-se aprofundar a compreensão acerca dos conceitos pertinentes à IA e analisar o impacto dessa tecnologia no contexto educacional. Adicionalmente, será descrita detalhadamente a experiência de aplicação da referida tecnologia de ponta no campo do ensino de matemática, visando explorar o seu potencial e relevância nesse contexto específico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1756_TB1491_18092023134911.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE RODRIGUES CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "feliperodrigues77@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103937
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1491
    "inscrito_id" => 1756
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CRIAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA"
    "resumo" => "Este texto relata uma experiência desenvolvida no âmbito de uma disciplina de Tecnologias no Ensino de Matemática de uma universidade federal do Paraná, na qual foi empregada a inteligência artificial (IA) para a concepção de um jogo pedagógico destinado ao ensino de um aluno com deficiência visual. Ao longo deste estudo, busca-se aprofundar a compreensão acerca dos conceitos pertinentes à IA e analisar o impacto dessa tecnologia no contexto educacional. Adicionalmente, será descrita detalhadamente a experiência de aplicação da referida tecnologia de ponta no campo do ensino de matemática, visando explorar o seu potencial e relevância nesse contexto específico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1756_TB1491_18092023134911.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE RODRIGUES CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "feliperodrigues77@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este texto relata uma experiência desenvolvida no âmbito de uma disciplina de Tecnologias no Ensino de Matemática de uma universidade federal do Paraná, na qual foi empregada a inteligência artificial (IA) para a concepção de um jogo pedagógico destinado ao ensino de um aluno com deficiência visual. Ao longo deste estudo, busca-se aprofundar a compreensão acerca dos conceitos pertinentes à IA e analisar o impacto dessa tecnologia no contexto educacional. Adicionalmente, será descrita detalhadamente a experiência de aplicação da referida tecnologia de ponta no campo do ensino de matemática, visando explorar o seu potencial e relevância nesse contexto específico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.